A força da história para famílias empresárias; uma inspiração para novas gerações

Publicação do IBGC cita o “sentimento de pertencimento” como alicerce também nos negócios

  • 09/01/2020
  • Equipe IBGC
  • Cursos

A “cola” que une as famílias é a sua história, aponta o Caderno 15 Governança da família empresária: conceitos básicos, desafios e recomendações do IBGC. Segundo o texto, a trajetória histórica dos negócios é uma característica tão importante para empresa como seus propósitos e valores, visão de longo prazo, além do comprometimento social e sustentabilidade.

A espinha dorsal da família empresária tem dois pilares de sustentação: os propósitos da família e sua relação com o negócio e os valores da família. Assim como o entendimento dos modelos de empreendedorismo utilizados nos negócios familiares, o conhecimento sobre a trajetória da família deve ser visto como matéria básica para as novas gerações e uma inspiração.

De acordo com a publicação, a promoção da história familiar deve ser feita de forma contínua e em diferentes plataformas. Esse registro e compartilhamento de questões históricas é que cultivam o “sentimento de pertencimento” do herdeiro à família e ao compromisso de legado da companhia.

São citadas formas de divulgação simultânea desse conteúdo, devidamente apropriadas à faixa etária dos membros familiares, plataformas virtuais, álbuns de fotos, filmes, redes sociais, histórias em quadrinhos, entre outras.

O Caderno 15 é uma das publicações relacionadas ao curso Governança corporativa para empresas familiares do IBGC, com foco em membros de famílias empresárias e acionistas. A próxima turma dedicada ao assunto está marcada para os dias 28 e 29 de abril, das 8h às 17h10, em São Paulo. Inscreva-se!

Últimas notícias