IBGC apresenta resultados do primeiro semestre de 2024

Em reunião, conselheiros e diretores detalharam ações do período e planos futuros aos associados do instituto

  • 28/08/2024
  • Angelina Martins
  • IBGC Comunica

Em 28 de agosto, a diretoria do IBGC promoveu reunião on-line com associados para apresentar os resultados do primeiro semestre de 2024 e planificar projetos em andamento. O evento, periódico e on-line, reflete os princípios da governança corporativa: integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.

Valeria Café, diretora-geral do IBGC, abriu a reunião informando sobre a integração do novo conselho e a reformulação da diretoria executiva. A diretora frisou algumas ações, como a implantação da plataforma IBGC On-demand, a criação do hub de conhecimento Centro de Governança da Família Empresária e a nova categoria de evento, o Conexão Governança, que promove a associados e demais stakeholders dos capítulos e núcleos networking e reflexão sobre temas de governança.

A realização do 1º Fórum Nacional de Governança da Família Empresária foi outro destaque, sendo que a próxima edição está prevista para abril de 2025. Foi ainda enfatizada a Vivência Samaúma, realizada em junho, na Amazônia.

Na oportunidade, Valeria também falou sobre a Jornada Técnica à China, a ser realizada no final de outubro, e sobre o Congresso IBGC 2024, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro: “Estamos preparando o congresso com a cara do Brasil”, comentou a diretora-geral fazendo alusão ao tema do evento que será “‍Cultura de governança e os desafios do Brasil”.

Sobre os 29 anos do IBGC, que será comemorado no próximo dia 27 de novembro, Valeria Café afirmou: “Nesse dia iniciaremos as comemorações dos 30 anos do instituto, com o lançamento de um livro especial com depoimentos das pessoas que fizeram e fazem a história do IBGC e da governança corporativa no Brasil. O lançamento será após o evento Governança 360”.

Na sequência, os diretores do instituto discorreram sobre as ações do período e planos futuros. São eles: Adriane de Almeida, diretora de Ensino e Inovação (antiga diretoria de Desenvolvimento); Lucas Legnare, diretor de Expansão e Parcerias; Luiz Martha, diretor de Conhecimento e Impacto (antiga diretoria de Vocalização e Influência); Márcia Aguiar, diretora de Marketing e Relacionamento; e Reginaldo Ricioli, diretor Administrativo-Financeiro (antiga diretoria de Operações).


Sobre a prestação de contas

Diretoria de Conhecimento e Impacto
 - Além das realizações já relacionadas por Valeria Café, entre os destaques pontuados por Luiz Martha está o lançamento de publicações e pesquisas no primeiro semestre com foco na remuneração dos administradores, diversidade de gênero e raça, perspectivas dos administradores e conselheiros pela Amazônia.

Para o segundo semestre estão programadas mais 8 publicações e pesquisas entre as quais sobre Normas de Sustentabilidade IRFS 1 e 2, Relatórios de Sustentabilidade, Informes Pratique e Explique e Publicação Startup 20.

Importante ressaltar que o Portal do Conhecimento atingiu a marca de 40 mil downloads até julho de 2024, sempre com o aprimoramento da excelência de conteúdo: “Tivemos a nota 91,6 de NPS, o que indica nível de excelência de conteúdos e pesquisas e de usabilidade do portal. E pedimos sugestões de vocês para o constante aprimoramento”.

Luiz Martha abordou também a influência da área de Relações Institucionais e Governamentais em políticas públicas nacionais em 2024, ressaltando a participação em grupos e inciativas como o G20, C20, Startups 20, e parcerias para a participação na COP 29, em novembro, e COP30, no Brasil: “E uma das nossas grandes vitórias foi através da atuação do IBGC em parceria com outras entidades que fez com que o STF confirmasse a constitucionalidade da Lei das Estatais, mais precisamente do artigo 17 da Lei das Estatais, que confirma vedações e restrições para indicações políticas para cargos em conselhos de empresas estatais”.

Diretoria de Expansão e Parcerias - Lucas Legnare, por sua vez, agradeceu o trabalho das 11 regionais e ressaltou que todas são lideradas por associados voluntários, com quem tem interagido muito: “Neste ano celebramos os 20 anos do capítulo Rio de Janeiro, e os 10 de Santa Catarina, o que confere a importância da dedicação dos coordenadores, que também atuam na realização e curadoria dos eventos do Conexão Governança, que estão sendo realizados em todas as regionais do instituto”.

O crescimento constante das regionais pode também ser observado na base de associados, o que demonstra como o tema governança ganha destaque com o trabalho dos coordenadores voluntários em engajar o público com resultados positivos. Lucas pontuou o crescimento contante na base de associados: “Em 2024, entre novos associados pessoas físicas e jurídicas, o percentual cresceu para 12,8%; sendo 11, 4 % só em capítulos, respectivamente”.

Diretoria de Ensino e Inovação - Em seu relato, Adriane de Almeida enfatizou as áreas de ensino, certificação e inovação. Disse que o semestre foi rico, com destaques para os cursos internacionais com parceria do IOD e do IPO, e a retomada de cursos para acionistas de empresas familiares.

Adriane pontuou, entre outros temas:
- Programa Lifelong Learner, com cursos abertos e cursos em capítulos - 24 temas já foram desenvolvidos neste ano entre masterclasses e workshops.
- Promoção de mais de 100 cursos in company.
- Mentoria coletiva, que inicia a terceira edição com grande público.
- Retomada do programa de formação de acionistas de empresas familiares, com turmas lotadas.
- Semana da Governança Climática com mais de 200 pessoas em cada um dos 4 encontros.
- Primeira edição do curso Riscos ESG e Comunicação com o Mercado, com a segunda edição prevista para este segundo semestre.
- Programa de desenvolvimento de instrutores permanentes, com 120 instrutores, além de outros 91 instrutores convidados.

Diretoria de Marketing e Relacionamento - Márcia Aguiar destacou ações como a gestão de marcas, sendo que a área desenvolveu 186 projetos gráficos para a divulgação de eventos do IBGC, produziu 486 peças e 381 e-mails foram enviados.

A diretora informou aos presentes a iniciativa inédita para lançamento da plataforma IBGC On-demand, com investimento em criação, planejamento e compra de mídia.

Outros destaques:
- Foram realizados 53 eventos nacionais e de Capítulos que totalizaram mais de 4.700 participantes.
- Sobre mídia espontânea, foram 2.711 aparições na imprensa em 2024 e 270 aparições em veículos Tier 1, ou seja, os considerados mais influentes e relevantes no mercado de atuação do instituto.
- Importante saber que de todos os institutos que fazem parte do Global Network of Director Institutes (GNDI) o IBGC, com 100 mil seguidores, é o segundo com mais seguidores no Linkedin – o primeiro lugar fica com a Austrália.

Márcia abordou também realizações e projetos nas áreas de Relacionamento com o Associado e Relacionamento e Inteligência de Mercado.

Diretoria Administrativa-Financeira - Reginaldo Ricioli reforçou aos participantes sobre o apoio de sua área na provisão das atividades realizadas pelo instituto, e na garantia da qualidade dos recursos humanos, financeiros, de tecnologia e de segurança da informação: “O instituto cresceu, são 120 colaboradores, o que requer mais cuidados e processos no ciclo de gestão”.

Entre os pontos apontados, Reginaldo frisou o trabalho que está sendo realizado no que denomina “Trilha de Pessoas”, que é um conjunto de projetos de reestruturação e organização do instituto: “Temos a questão da reestruturação da diretoria, já apresentada pela Valeria, e conjuntamente estamos revistando nossos processos internos, sendo muito importante ressaltar que no crescimento de atividades do instituto há muito a se adequar, em revisitar processos, automatizar, sempre na busca de eficiência”, informou ao ressaltar o trabalho que estão realizando com “atenção ao assessment, de retenção de talentos, trabalho que vem se ampliando.

Valeria Café encerrou a reunião agradecendo a parceria dos conselhos de administração, anterior e atual, da gestão e demais colaboradores do instituto, de instrutores e voluntários das comissões, capítulos, curadoria, grupos de trabalho que “ajudam a fazer o IBGC ainda melhor. Sem vocês nada seria possível”.


Se você, associado, perdeu a reunião ou quer rever todos os pontos apresentados e discutidos pelos participantes, nos próximos dias você poderá acessar o vídeo do encontro em sua área exclusiva no Portal do Conhecimento. Nele, estarão disponibilizadas informações detalhadas sobre os resultados do IBGC no primeiro semestre de 2024.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC