Em 28 de agosto, a diretoria do IBGC promoveu reunião on-line com associados para apresentar os resultados do primeiro semestre de 2024 e planificar projetos em andamento. O evento, periódico e on-line, reflete os princípios da governança corporativa: integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.
Valeria Café, diretora-geral do IBGC, abriu a reunião informando sobre a integração do novo conselho e a reformulação da diretoria executiva. A diretora frisou algumas ações, como a implantação da plataforma
IBGC On-demand, a criação do
hub de conhecimento
Centro de Governança da Família Empresária e a nova categoria de evento, o
Conexão Governança, que promove a associados e demais
stakeholders dos capítulos e núcleos
networking e reflexão sobre temas de governança.
Na oportunidade, Valeria também falou sobre a
Jornada Técnica à China, a ser realizada no final de outubro, e sobre o
Congresso IBGC 2024, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro: “Estamos preparando o congresso com a cara do Brasil”, comentou a diretora-geral fazendo alusão ao tema do evento que será “Cultura de governança e os desafios do Brasil”.
Sobre os 29 anos do IBGC, que será comemorado no próximo dia 27 de novembro, Valeria Café afirmou: “Nesse dia iniciaremos as comemorações dos 30 anos do instituto, com o lançamento de um livro especial com depoimentos das pessoas que fizeram e fazem a história do IBGC e da governança corporativa no Brasil. O lançamento será após o evento
Governança 360”.
Na sequência, os diretores do instituto discorreram sobre as ações do período e planos futuros. São eles: Adriane de Almeida, diretora de Ensino e Inovação (antiga diretoria de Desenvolvimento); Lucas Legnare, diretor de Expansão e Parcerias; Luiz Martha, diretor de Conhecimento e Impacto (antiga diretoria de Vocalização e Influência); Márcia Aguiar, diretora de Marketing e Relacionamento; e Reginaldo Ricioli, diretor Administrativo-Financeiro (antiga diretoria de Operações).
Sobre a prestação de contas
Diretoria de Conhecimento e Impacto - Além das realizações já relacionadas por Valeria Café, entre os destaques pontuados por Luiz Martha está o lançamento de publicações e pesquisas no primeiro semestre com foco na remuneração dos administradores, diversidade de gênero e raça, perspectivas dos administradores e conselheiros pela Amazônia.
Para o segundo semestre estão programadas mais 8 publicações e pesquisas entre as quais sobre Normas de Sustentabilidade IRFS 1 e 2, Relatórios de Sustentabilidade, Informes Pratique e Explique e Publicação Startup 20.
Importante ressaltar que o
Portal do Conhecimento atingiu a marca de 40 mil
downloads até julho de 2024, sempre com o aprimoramento da excelência de conteúdo: “Tivemos a nota 91,6 de NPS, o que indica nível de excelência de conteúdos e pesquisas e de usabilidade do portal. E pedimos sugestões de vocês para o constante aprimoramento”.
Luiz Martha abordou também a influência da área de Relações Institucionais e Governamentais em políticas públicas nacionais em 2024, ressaltando a participação em grupos e inciativas como o G20, C20, Startups 20, e parcerias para a participação na COP 29, em novembro, e COP30, no Brasil: “E uma das nossas grandes vitórias foi através da atuação do IBGC em parceria com outras entidades que fez com que o STF confirmasse a constitucionalidade da Lei das Estatais, mais precisamente do artigo 17 da Lei das Estatais, que confirma vedações e restrições para indicações políticas para cargos em conselhos de empresas estatais”.
Diretoria de Expansão e Parcerias - Lucas Legnare, por sua vez, agradeceu o trabalho das
11 regionais e ressaltou que todas são lideradas por associados voluntários, com quem tem interagido muito: “Neste ano celebramos os 20 anos do capítulo Rio de Janeiro, e os 10 de Santa Catarina, o que confere a importância da dedicação dos coordenadores, que também atuam na realização e curadoria dos eventos do Conexão Governança, que estão sendo realizados em todas as regionais do instituto”.
O crescimento constante das regionais pode também ser observado na base de associados, o que demonstra como o tema governança ganha destaque com o trabalho dos coordenadores voluntários em engajar o público com resultados positivos. Lucas pontuou o crescimento contante na base de associados: “Em 2024, entre novos associados pessoas físicas e jurídicas, o percentual cresceu para 12,8%; sendo 11, 4 % só em capítulos, respectivamente”.
Diretoria de Ensino e Inovação - Em seu relato, Adriane de Almeida enfatizou as áreas de ensino, certificação e inovação. Disse que o semestre foi rico, com destaques para os cursos internacionais com parceria do IOD e do IPO, e a retomada de cursos para acionistas de empresas familiares.
Adriane pontuou, entre outros temas:
-
Programa Lifelong Learner, com cursos abertos e cursos em capítulos - 24 temas já foram desenvolvidos neste ano entre
masterclasses e workshops.
- Retomada do programa de formação de acionistas de empresas familiares, com turmas lotadas.
- Semana da Governança Climática com mais de 200 pessoas em cada um dos 4 encontros.
- Primeira edição do curso Riscos ESG e Comunicação com o Mercado, com a segunda edição prevista para este segundo semestre.
- Programa de desenvolvimento de instrutores permanentes, com 120 instrutores, além de outros 91 instrutores convidados.
Diretoria de Marketing e Relacionamento - Márcia Aguiar destacou ações como a gestão de marcas, sendo que a área desenvolveu 186 projetos gráficos para a divulgação de eventos do IBGC, produziu 486 peças e 381 e-mails foram enviados.
A diretora informou aos presentes a iniciativa inédita para lançamento da plataforma IBGC On-demand, com investimento em criação, planejamento e compra de mídia.
Outros destaques:
- Foram realizados 53 eventos nacionais e de Capítulos que totalizaram mais de 4.700 participantes.
- Sobre mídia espontânea, foram 2.711 aparições na imprensa em 2024 e 270 aparições em veículos Tier 1, ou seja, os considerados mais influentes e relevantes no mercado de atuação do instituto.
- Importante saber que de todos os institutos que fazem parte do Global Network of Director Institutes (GNDI) o IBGC, com 100 mil seguidores, é o segundo com mais seguidores no Linkedin – o primeiro lugar fica com a Austrália.
Márcia abordou também realizações e projetos nas áreas de Relacionamento com o Associado e Relacionamento e Inteligência de Mercado.
Diretoria Administrativa-Financeira - Reginaldo Ricioli reforçou aos participantes sobre o apoio de sua área na provisão das atividades realizadas pelo instituto, e na garantia da qualidade dos recursos humanos, financeiros, de tecnologia e de segurança da informação: “O instituto cresceu, são 120 colaboradores, o que requer mais cuidados e processos no ciclo de gestão”.
Entre os pontos apontados, Reginaldo frisou o trabalho que está sendo realizado no que denomina “Trilha de Pessoas”, que é um conjunto de projetos de reestruturação e organização do instituto: “Temos a questão da reestruturação da diretoria, já apresentada pela Valeria, e conjuntamente estamos revistando nossos processos internos, sendo muito importante ressaltar que no crescimento de atividades do instituto há muito a se adequar, em revisitar processos, automatizar, sempre na busca de eficiência”, informou ao ressaltar o trabalho que estão realizando com “atenção ao assessment, de retenção de talentos, trabalho que vem se ampliando.
Valeria Café encerrou a reunião agradecendo a parceria dos conselhos de administração, anterior e atual, da gestão e demais colaboradores do instituto, de instrutores e voluntários das comissões, capítulos, curadoria, grupos de trabalho que “ajudam a fazer o IBGC ainda melhor. Sem vocês nada seria possível”.
Se você, associado, perdeu a reunião ou quer rever todos os pontos apresentados e discutidos pelos participantes, nos próximos dias você poderá acessar o vídeo do encontro em sua área exclusiva no
Portal do Conhecimento. Nele, estarão disponibilizadas informações detalhadas sobre os resultados do IBGC no primeiro semestre de 2024.