Primeira edição do IBGC Dialoga traz debate sobre governança e inovação para associados

Participantes relatam experiências em novo formato de evento do instituto

  • 10/06/2020
  • Equipe IBGC
  • Eventos

Como parte da nova programação de interações on-line do IBGC com associados e a sociedade, o instituto estreou na segunda-feira (8 de junho) seu IBGC Dialoga. A primeira edição do novo formato de evento do instituto, que prevê debates sem palestrantes, com a ajuda de facilitadores, e participantes divididos em subgrupos virtuais de discussão, contou com 45 participantes.

Na avaliação de um dos facilitadores do evento exclusivo para associados, o consultor de inovação Kip Garland, os participantes adoraram sair dos formatos live e webinar, bastante utilizados neste momento de pandemia. “As pessoas não aguentam mais discussões ‘quadradinhas’, muito chatas, com uma voz falando horas sobre uma verdade universal em uma tela”, afirmou. Para ele, as reflexões feitas sobre as relações entre inovação e governança foram muito poderosas. “O futuro é isso, quando você está inovando você desbrava caminhos desconhecidos, é nisso que estamos trabalhando”, disse.

Garland abriu o Dialoga com um storytelling sobre a evolução da comunidade de aprendizagem (learning community) do IBGC e trouxe como tema principal de discussão a influência da inovação na governança corporativa, respondendo como uma comunidade de aprendizagem pode estimular essas questões nas empresas. Também facilitaram os debates nos subgrupos Ana Cristina Maia, Antônio Castro, Ari Himmelstein, Cátia Tokoro, Carlos Ercolin, Célia Assis, Claudia Elisa, Fernanda Peppe, Helder Kohs, Tatiana Oddone, Thais Antoniolli, Mario Bracco, Livaldo Santos, Renato Volponi e Rodrigo Trentin.

Na opinião do participante do evento e membro de Comitê de Auditoria Benilton Couto da Cunha, a criação de uma comunidade de aprendizagem ajuda a estabelecer uma relação constante entre governança e inovação, além de reunir em um só grupo profissionais de variados níveis de maturidade, dando diversidade às discussões. No mesmo sentido, a participante e executiva Rossana Sadir afirmou que um dos papeis da governança está no desenvolvimento da gestão de pessoas e a learning community traz conceitos que ajudam os participantes a desafiarem as próprias empresas, recebendo elementos externos e quebrando paradigmas.

Para o participante e executivo Luiz Felipe Dutra de Souza, o IBGC Dialoga possibilitou uma discussão muito rica sobre um dos principais pontos da inovação: o risco. “No Brasil, não estamos muito acostumados a gostar de correr riscos. Temos um entendimento ruim sobre esta questão, o que compromete nossa capacidade de inovar”, explicou. Segundo Souza, no entanto, não há inovação sem risco, e a learning community do IBGC pode ajudar nessa compreensão e na implementação da inovação nas organizações, por meio de um aprendizado coletivo.

A facilitadora e conselheira de administração do IBGC Claudia Elisa apontou que tanto o Dialoga como a learning community do IBGC trazem um espaço de troca de ideias sem julgamentos, em que o erro é permitido, junto a um time de debatedores de primeira linha. “Nesses espaços, essa troca de conhecimentos, sem egocentrismo, sem narcisismo, é bastante construtiva para todos”, completou.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC