IBGC lança Programa de Equidade Racial em Conselhos

Iniciativa visa ampliar a presença de pessoas negras em conselhos de administração

  • 14/10/2022
  • Da redação
  • Cursos

O IBGC, em conjunto com a B3 e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, iniciou o Programa de Equidade Racial em Conselhos. O objetivo do Programa é ampliar a presença de pessoas negras em conselhos de administração.

A criação de um programa focado em equidade e inclusão racial na liderança busca preencher uma lacuna no mercado e ajudar a ampliar a representatividade em cadeiras da alta administração. Um levantamento entre as 73 companhias que participaram do processo seletivo do ISE B3 em 2021 é um dos exemplos do quanto é necessário avançar: cerca de 80% dessas empresas responderam ter entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.

“O Programa de Equidade Racial é um passo inicial, mas importantíssimo, de fomento à cultura inclusiva nas organizações, em especial nos conselhos de administração. Está muito claro que precisamos de ações intencionais de fomento à diversidade para que nossas empresas representem, de fato, a nossa sociedade”, afirma Pedro Melo, diretor geral do IBGC.

Os 30 alunos convidados para participar da primeira edição do Programa iniciaram sua jornada com o Curso para Conselheiros – formação mais tradicional do IBGC. Após o curso, todos os alunos poderão participar dos workshops oferecidos a todos os ex-alunos do Curso para Conselheiros do instituto. Além disso, há previsão de que sessões de mentoria sejam oferecidas no próximo ano.

Além de B3 e Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, patrocinam o Programa: Ambev, Basf, Corteva, PwC e KMPG.

Leia aqui, artigo sobre o apoio do IBGC ao Pacto de Promoção da Equidade Racial.