O IBGC promoveu, no dia 5 de março, o primeiro Fórum Nacional da Família Empresária: equilíbrio da família e sucesso nos negócios, que teve a participação de famílias empresárias de todo o país em evento híbrido realizado na sede do instituto em São Paulo (SP).
Como afirmou Gabriela Baumgart, presidente do conselho de administração do IBGC em sua fala de abertura, o Fórum foi criado para que as famílias empresárias brasileiras possam se atualizar, informar, refletir e dialogar sobre questões de governança corporativa familiar e de negócio com outras famílias e com especialistas: “Aproveitem também a riqueza que é estarmos juntos, podendo compartilhar experiências, trocar conhecimentos e fazer novos contatos”, destacou.
Os participantes puderam assistir a palestras dos professores Ivan Lansberg e Peter Englisch, reconhecidos especialistas em governança em empresas de controle familiar. Foram também programadas masterclasses e sessões simultâneas sobre governança na sigla ESG, conselho consultivo, desafios e reinvenção dos CEOs, governança da propriedade, jornadas de governança e sucessão na gestão e na propriedade.
Outro momento especial foi reservado aos representantes das famílias empresárias - Family Office ESA, Família Votorantim e Família Schurmann - que dividiram com os participantes suas histórias e desafios em governança.
No evento foi também lançado o
Centro de Governança da Família Empresária, espaço de referência para que famílias empresárias aprofundem conhecimentos, promovam uma rede de relacionamentos, compartilhem experiências e aprendizados com conteúdos de relevância produzidos pelo IBGC e por parceiros. São cursos, eventos,
workshops, espaços colaborativos e imersões práticas.
“Isso significa que nos encontramos hoje, aqui no Fórum, mas temos novos espaços sendo criados no IBGC. A construção será conjunta e nós contamos com vocês”, pontuou Gabriela que, em março, despede-se da presidência do conselho do IBGC. Assim, ela aproveitou o momento para agradecer o carinho de todos: “Deixo o conselho muito orgulhosa e, especialmente feliz, com a entrega deste evento e do nosso centro”.
Ao agradecer a presença dos participantes, por acreditarem no projeto, Valeria Café, diretora geral do instituto, ressaltou o empenho da gestão na realização do evento e ao time de curadores voluntários, responsável por todo o seu conteúdo: Letícia Reichert e Thiago Salgado (coordenadores); Cris Bianchi; Helena Fraga Rocha; Melina Lobo; Paula Setubal; Ruy Andrade e Zélia Jansen.
Confira como foi a programação do evento:
Masterclasses
- “O Importante pilar G do ESG: Governança e cibersegurança como parte da gestão de risco de empresa familiares”, com Daniel Maranhão, CEO na Grant Thornton Brasil e Board Member da Grant Thornton International.
- “Conselho Consultivo em Empresas de Controle Familiar”, com Leonardo Zylberman, especialista em sucessão e governança para empresas familiares pela Une Consultoria, coordenador do capítulo Rio de Janeiro e membro da comissão de conselhos de administração do IBGC; Letícia Reichert, conselheira certificada e membro da comissão de empresas de controle familiar; e Thiago Salgado, conselheiro certificado e membro da comissão de empresas de controle familiar
- “Desafios da reinvenção: expectativas dos CEOs de empresas familiares com Helena Rocha, sócia da PwC”.
- “A sombra da governança da propriedade: papéis e limites dos sócios entre a governança corporativa, a governança do portfólio de negócios e a governança familiar”, com Bruna Tokunaga Dias e Gustavo Gonzaga, sócios da Cambridge Family Enterprise Group.
Sessões simultâneas
- “Jornadas de Governança: histórias, estágios e desafios”, com a presença de Sandra Costa, presidente do conselho de administração do Grupo Sabin, Horácio Lafer Piva, membro do conselho de administração do Grupo Klabin, Cristhiane Brandão, CEO da Brandão Governança Conexões e Pessoas; Monika Conrads, sócia da Duas Rodas; Gabriela Feffer Moll, vice-presidente da Suzano Holding; Ferrnando Mesquita, membro da família Mesquita, controladora do grupo O Estado de São Paulo e Broadcast S.A.
- “Sucessão na gestão e na propriedade: caminhos possíveis”, com Daniel Randon, presidente da RandonCorp; Tércio Wanderley Neto, presidente do conselho de administração da S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool (Grupo Tércio Wanderley); Richard Blanchet, sócio sênior da Blanchet Advogados; Rafael Valente, presidente do Grupo Civil; Ana Clara F. Chiodini e Paulo César Chiodini, respectivamente diretora financeira e presidente/CEO do Grupo Agricopel; Olga Colpo, membro dos conselhos de administração do Banco BMG SA, Grupo São Martinho e Solvi SA.