Notícias da semana

Uma seleção de reportagens sobre governança corporativa e temas de interesse, publicadas nos principais veículos de imprensa

  • 12/07/2019
  • IBGC
  • Na mídia

Governança em empresas familiares 

Em artigo para a revista Capital Aberto, a sócia do LFPKC Advogados Fabíola D’Ovidio detalha quais os riscos relacionados às empresas familiares e as principais estruturas de governança corporativa para lidar com a gestão desse tipo de negócio.

Com novas regras, CVM oferece mais previsibilidade ao mercado, diz Barbosa

Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Marcelo Barbosa explicou como a Lei 13.506, incorporada pelo regulador, dará mais poder ao órgão do mercado de capitais em questões como penalidades, absolvições ou acordos de termo de compromisso. Em matéria publicada pelo UOL, Barbosa reiterou ainda que, com a lei, os acordos de leniência devem ser interpretados como um meio de obtenção de provas. 

Banco Inter anuncia plano de melhoria de governança corporativa

Para tentar uma migração do Nível 1 para o segmento especial Nível 2 da bolsa brasileira, o Banco Inter se prepara para implementar melhorias em governança corporativa. O objetivo é listar ações ordinárias de emissão própria na B3 e organizar um programa de emissão de certificados de depósitos de ações para a criação de units da instituição.

CVM absolve ex-diretor de RI da mineradora de Eike

A CVM absolveu o ex-diretor de Relações com Investidores da MMX, Ricardo Furquim Werneck Guimarães. Ele foi acusado de não emitir fato relevante diante de uma decisão de procedimento arbitral envolvendo a MMX Sudeste. A mineradora está em recuperação judicial e ainda é controlada por Eike Batista. 

CVM vê indícios de ‘insider’ no banco Original

De acordo com relatório de inquérito da CVM obtido com exclusividade pelo jornal Valor Econômico, o empresário Joesley Batista teria fornecido informações sobre sua delação premiada ao responsável pela tesouraria do Banco Original, controlado pelos Batista. O resultado teria sido um ‘grande e atípico resultado’ para os controladores do banco e de sua controladora, a J&F Participações.

O que acontece quando os CEOs fazem "ativismo"

De acordo com estudo das britânicas Universidade de Bath e Imperial College London, e da francesa Audiencia Business School, CEOs com perfil "ativista" ajudam na contratação de profissionais. A pesquisa foi aplicada com mais de mil participantes nos Estados Unidos.

As 35 pessoas mais inovadoras abaixo dos 35 anos, segundo o MIT

Lista divulgada há mais de 20 anos pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) selecionou pessoas inovadoras com menos de 35 anos. São homens e mulheres que têm trabalhado com terapias genéticas e na resolução de problemas urbanos, por exemplo. Conheça! 

Contra a corrupção, empresas devem controlar minoria antiética

Evento do Guia EXAME de Compliance 2019 falou sobre a importância das pessoas por trás das organizações. Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a agência de comunicação corporativa FSB e o Instituto FSB, a publicação conduzirá uma pesquisa para apontar as melhores práticas de compliance das companhias brasileiras. Membro do IBGC, Ana Siqueira Dantas participou do debate lembrando que a maioria dos profissionais atuam de forma ética, mas se silenciam diante de questões polêmicas. Veja mais!

MP 579, nunca mais

Em artigo no jornal O Estado de S. Paulo, a colunista Elena Landau falou sobre como a promulgação da nova Lei das Agências Reguladoras pode significar um recomeço para essas instituições. A economista e advogada detalhou ainda o surgimento das agências, o período em que sua independência começou a ser questionada e as expectativas do mercado com a nova regra.

BRF e Marfrig desistem da fusão

A BRF e a Marfrig interromperam estudos e negociações para uma possível fusão, informou o Brazil Journal. Descreditado pelo mercado, o acordo não ganhou um alinhamento sobre governança por parte dos presidentes das duas companhias.  

Confira as últimas notícias do Blog IBGC