Notícias da semana: Santander convoca assembleia e propõe eleição de Pedro Melo para conselho

Assembleia geral ordinária e extraordinária foi marcada para 10 de junho; veja essa e outras notícias

  • 15/05/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Santander convoca assembleia e propõe eleição de Pedro Melo para conselho 

O diretor geral do IBGC Pedro Melo foi indicado pela administração do Santander para assumir a cadeira de membro independente do conselho do banco. A proposição será votada em assembleia geral ordinária e extraordinária no dia 10 de junho. Segundo o jornal Valor Econômico, o Santander apontou que Melo tem uma carreira consolidada no mercado financeiro, com sólida experiência em governança corporativa, auditoria, consultoria e gestão empresarial. Leia mais.

O conselho diante de um risco sistêmico

Na coluna do IBGC na revista RI de maio, o diretor geral Pedro Melo e o gerente de Advocacy do instituto Danilo Gregório falam dos impactos da pandemia da Covid-19 para todas as partes interessadas. "Na materialização desse risco [pandemia], porém, o conselho de administração pode ter uma contribuição relevante, indo muito além das estruturas formais e processos formais de governança, considerando seu papel na geração e preservação do valor da organização. Em um cenário como esse, podemos resumir suas atribuições em ações de resultado em curto, médio e longo prazos", diz trecho do artigo. Veja o texto completo.

Quais são as prioridades dos conselhos de administração de empresas durante a pandemia?

Em reportagem do portal de notícias Terra, consultoria KPMG aponta maior aproximação de conselhos de administração com equipe executiva e monitoramento de quatro áreas centrais no enfrentamento da crise. Segundo estudo, atenção dos conselheiros deve estar voltada para pessoas, negócio, estrutura e estratégias. Saiba mais.

CVM regulamenta assembleias digitais para titulares de debêntures

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou na quinta-feira (14 de maio) a regulamentação das assembleias digitais de titulares de debêntures, notas promissórias e certificados de recebíveis imobiliários (CRI) ou do agronegócio (CRA). Acompanhe outros detalhes na matéria do Estadão.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC