Notícias da semana: crise vai acelerar investimento e aumentar eficiência, diz pesquisa

Diretor geral do IBGC Pedro Melo comenta resultados de novo levantamento do instituto; veja essa e outras notícias

  • 26/06/2020
  • Equipe IBGC
  • Na mídia

Crise vai acelerar investimento e aumentar eficiência, diz pesquisa 

O novo levantamento do IBGC sobre os impactos da Covid-19 nas organizações foi destaque no Valor Econômico. A pesquisa mostra que, "apesar do temor da maior parte dos executivos e funcionários com os efeitos negativos da pandemia, muitos anteveem uma onda de investimentos em tecnologia e uma evolução de processos". O diretor geral do instituto Pedro Melo comentou os resultados. Confira. Em entrevista ao Valor, Melo, que assumiu o cargo no início de março, falou também sobre enfrentar o desafio de liderar à distância. “O momento exige das empresas e de suas lideranças uma remodelagem na forma de trabalhar e de fazer negócios”, disse. Leia.

Governo cria "estatuto-modelo" para estatais fortalecerem governança

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia publicou um novo “estatuto-modelo” para estatais. O documento contou com contribuições do IBGC e da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Saiba mais.

IBGC lança recomendações de boas práticas em processos de privatização

O Estadão/Broadcast repercutiu o lançamento da publicação do IBGC com foco em boas práticas de governança em privatizações. O documento coordenado pelo advogado e sócio do Tozzini Freire Advogados, André Camargo, levou 14 meses para ser concluído e considera todas as etapas do processo de privatização. Leia.

Programa de mentoria abre porta para mulheres que querem entrar em conselhos de administração

A abertura de inscrições da nova edição do Programa Diversidade em Conselho foi repercutida pelo Estadão e reproduzida pelos principais portais de notícias do país. A iniciativa conjunta da WomenCorporateDirectors (WCD), da B3, do IBGC e da Spencer Stuart foi apontada pela publicação como um esforço para reverter o quadro ainda fraco de participação de mulheres em conselhos de administração no Brasil. Veja.

Programa Diversidade em Conselho abre inscrições

O gaúcho Jornal do Comércio noticiou a abertura de inscrições da nova edição do Programa Diversidade em Conselho. O jornal destacou que durante 12 meses as mentoradas se reunirão periodicamente com seus respectivos mentores, além de participar de encontros individuais, eventos e debates sobre temas relevantes. Confira.

Mulheres, os conselhos esperam vocês

A colunista do jornal cearense O Povo Neila Fontenele repercutiu a abertura de inscrições para a nova edição do Programa Diversidade em Conselho. "A diversidade eleva as chances de compreensão de um público consumidor mais heterogêneo", segundo o texto. Veja.

CVM edita instrução de participação acionária para fortalecer minoritários

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Instrução 627 para permitir que investidores com menos de 5% de participação, dependendo do valor do capital social das empresas, tenham acesso aos livros das companhias, convoquem assembleias gerais e possam requerer informações ao conselho fiscal. A nova norma entra em vigor em 1º de julho. A matéria é da Exame.

Governança em home office

Artigo na Revista RI traz reflexão sobre os desafios e oportunidades do home office para a governança corporativa no curto prazo. "Surge a necessidade de repensar a gestão, os propósitos e princípios das organizações, as relações de trabalho, o comportamento dos líderes e liderados, a segurança da informação, sobretudo a proteção do valor da empresa reforçando instâncias de governança que possam garantir o retorno necessário para a harmonização das diversas necessidades dos seus stakeholders", diz trecho do texto. Leia na íntegra

Benchimol e o 'efeito BlackRock' da XP: Quem não for ESG vai acabar

O Reset entrevistou o fundador e CEO da XP Guilherme Benchimol sobre a agenda ESG abraçada pelo grupo nas últimas semanas, acelerando a agenda de sustentabilidade do país. "A gente sempre esperou que o Espírito Santo ou o governo fizesse. Agora inventaram três letras que dizem que as empresas vão fazer", disse. Além do bate-papo com Benchimol, o Reset conversou com Marina Cançado, chefe da nova área de “sustainable wealth” da XP, a primeira frente específica do país criada para integrar os temas ASG à gestão de patrimônio dos clientes. Acompanhe.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC