Notícias da semana

Acompanhe as principais notícias e reportagens sobre governança corporativa publicadas pela imprensa brasileira

  • 17/01/2020
  • IBGC
  • Na mídia

Herdeiros têm dificuldades de manter empresas familiares

Empresas familiares somam 90% dos R$19 milhões de empreendimentos brasileiros, segundo pesquisa da PwC. Ainda assim, a dificuldade de continuar o legado nas seguintes gerações familiares é uma tarefa complexa. De acordo com estudo do IBGC, apenas 27,6% têm planos de sucessão para cargos-chave. Leia mais. 

"Movido a causas"

A Revista Transparência, do Ibracon Nacional, traz o perfil de Henrique Luz, presidente do conselho de administração do IBGC. Para ele, práticas de governança corporativa, além de melhorar a produtividade e renda das organizações, beneficiam a qualidade de vida de toda a população. Confira. 

Debate sobre bem-estar deve chegar aos conselhos

Em coluna para o Valor Econômico, Vicky Bloch, conselheira de administração do IBGC, explica a importância de os conselhos irem além de resultados financeiros e estratégia de negócio. É preciso pensar no bem-estar dos colaboradores. “Talvez ainda seja preciso lembrar a alguns que os resultados esperados não são gerados por robôs ou sistemas, e sim por seres humanos que vivem nesses tempos de intensa transformação e sob alto grau de pressão e estresse”. Leia o artigo completo

Ghosn processa Renault e exige pagamento por desligamento da empresa

O jornal francês Le Figaro publicou que Carlos Ghosn, ex-presidente do conselho de administração da Nissan Motor, processa Renault. Ghosn chamou sua renúncia da montadora francesa de "farsa" e exige indenização no valor de US$ 280 mil. Entenda. 

Sob críticas, CCR aprova novo estatuto social

Apesar de aprovadas, as mudanças no estatuto social da CCR geraram críticas entre acionistas minoritários do grupo. Um dos principais trechos questionados foi a autorização para novos acordos de indenização a executivos e conselheiros. Entenda. 

Conselho da Eletrobras deve retomar discussão sobre plano diretor para 2020-2024

De acordo com o Valor Econômico, o plano diretor de negócios e gestão da Eletrobras para 2020 a 2024 deve retomar nas próximas semanas. Entre o conjunto de metas que compõe o documento está a avaliação e implementação de medidas relacionadas ao plano de capitalização e privatização da holding. Leia mais.

Bradesco promove troca na diretoria

O conselho de administração do Bradesco promoveu mudanças em sua diretoria. O colegiado aprovou as renúncias dos então diretores Antonio Gualberto Diniz e Frederico Willian Wolf. Para compor a equipe, Juliano Ribeiro Marcílio, Júlio César Joaquim, Rubia Becker e Renata Geiser Mantarro foram chamados. Confira.

Voto plural pode enfraquecer Novo Mercado, avalia Amec 

A adoção do voto plural — que prevê a criação de uma classe de ações com maior poder de voto, geralmente concedida a controladores ou fundadores de uma empresa — pode enfraquecer o Novo Mercado. Na avaliação de Fábio Coelho, presidente da Amec isso também pode impactar a governança das empresas com adoção de classes de ações que tenham maior poder de voto. Entenda.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?