Conselhos devem ser mais proativos em mudanças de estratégia e risco

NACD reuniu análises sobre engajamento de acionistas, tecnologia digital, recessão potencial e composição de conselhos para 2020

  • 16/01/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

Adotar uma mentalidade consistente de "confiar, mas verificar” e se envolver em questões velozes, mas críticas, como estratégia, risco e transformação digital, foram recomendações estratégicas da americana National Association of Corporate Directors (NACD) para conselheiros em 2020.

Em seu relatório Governance Outlook 2020: Projections on emerging board matters, já disponível no Portal do Conhecimento do IBGC, os autores Friso van der Oord e Reaa Chadha apontaram que embora seja importante estender a confiança à gerência, quando as respostas da administração não forem satisfatórias, os conselhos devem ter confiança para fazer perguntas difíceis, questionar possíveis riscos e oportunidades menos prováveis.

A publicação traz análises sobre engajamento de acionistas, tecnologia digital, recessão potencial e composição de conselhos, além de detalhes do relatório Fit for the future: an urgent imperative for board leadership, base das recomendações da NACD.

“Os conselhos devem se envolver de forma mais proativa, profunda e frequente sobre fatores inteiramente novos e em rápidas mudanças de estratégia e risco”, diz trecho do texto. Segundo eles, embora muitos riscos já estejam previstos, alguns cenários podem ser acelerados no futuro por mudanças climáticas, geopolíticas ou grandes avanços tecnológicos, por exemplo.

Para a NACD, o diálogo contínuo com CEO sobre como buscar um envolvimento mais profundo do conselho resulta em uma governança melhor. Além disso, essas mudanças de comportamento podem ajudar a transformar a composição dos conselhos e sua interação com os negócios e partes interessadas.


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar