A área de Relações Institucionais e Governamentais do IBGC participou de dois eventos esta semana: uma reunião com a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD) e com o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Fiscalização, Integridade e Transparência (FIT). Confira abaixo mais detalhes.
Chapter Zero Brazil se reúne com a TNFD
O Chapter Zero Brazil realizou na última quarta-feira (2) uma reunião em formato híbrido com a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), representada por Alan Gomez e Alan Marini, respectivamente Latin America Market Engagement Lead e Associate. O encontro foi realizado na sede do IBGC, em São Paulo.
A TNFD é uma iniciativa global que fornece aos governos, empresas e instituições financeiras de todo o mundo orientações para a elaboração de relatórios sobre o impacto e as dependências que têm em relação à natureza. Sua missão é fornecer insights baseados em ciência sobre questões relacionadas à natureza por meio da geração de relatórios corporativos.
O encontro teve o objetivo de apresentar a nova publicação da TNFD em parceria com o Chapter Zero UK: “Asking better questions on nature for board Directors” (
link aqui). O guia apresenta 12 perguntas-chave que os conselheiros de administração devem considerar em reuniões, identificadas com base em discussões com lideranças experientes de organizações que já estão considerando questões relacionadas ao clima e à natureza.
Além dessa apresentação, a reunião também contou com a participação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que compartilhou o case da Eletrobras (que já adota a TNFD) e outras iniciativas de biodiversidade.
Integridade e Transparência no Congresso Nacional
O IBGC participou na última quinta-feira (3) da reunião do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Fiscalização, Integridade e Transparência (FIT), iniciativa suprapartidária criada em 2023 e composta por mais de 203 deputados e senadores de 18 partidos.
O objetivo da FTI é promover a fiscalização dos atos públicos, a integridade, a transparência e o combate à corrupção, contando com a colaboração de especialistas e organizações da sociedade civil.
O Conselho Consultivo da FIT colabora na orientação estratégica e no desenvolvimento de políticas relacionadas à fiscalização, integridade e transparência no serviço público. Além do IBGC, organizações como a Transparência Internacional e o Instituto Não Aceito Corrupção também participam da iniciativa.
Na reunião desta semana, estiveram em pauta os seguintes temas:
1 - Definição de cronograma de reuniões para o segundo semestre de 2025
2 - Estratégia de atuação da FIT - orçamento secreto, orçamento paralelo e uso deturpado das emendas parlamentares
3 - Discussão sobre eventual papel da FIT como órgão consultivo dos trabalhos da CPMI do INSS
4 - Definição de uma mini agenda de projetos de lei para aprovação em 2025