Nessa semana, a área de Relações Institucionais e Governamentais do IBGC destaca sua presença em grupos de trabalho do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), em que discutirá a construção de propostas e recomendações alinhadas às boas práticas de governança corporativa; e também detalha sua participação na Comissão Externa de Avaliação e Validação do questionário do 7º ciclo do Índice de Governança Corporativa e Políticas Públicas (IG-Sest). Confira:
IBGC integra grupos de trabalho do CEBRICS durante presidência brasileira do bloco
A equipe de relações institucionais e governamentais do IBGC participará de grupos de trabalho do CEBRICS, instância que reúne representantes do setor privado dos países-membros do bloco econômico dos BRICS, que reúne os países emergentes Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul, para promover o diálogo e a cooperação em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e sustentável.
Em 2025, o Brasil ocupa a presidência rotativa, liderando as agendas e iniciativas conjuntas e contribuindo para a construção de propostas e recomendações alinhadas às boas práticas de governança corporativa.
A participação do IBGC ocorrerá nos seguintes grupos:
• Economia Digital e Inteligência Artificial;
• Energia, Economia Verde e Clima;
• Serviços Financeiros;
IBGC participa da Comissão Externa de Avaliação do novo ciclo do IG-Sest
O IBGC integrou a Comissão Externa de Avaliação e Validação do questionário do 7º ciclo do Índice de Governança Corporativa e Políticas Públicas (IG-Sest). Desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o IG-Sest é um instrumento que avalia as estatais federais em relação à adoção das melhores práticas de governança corporativa, com foco em integridade, políticas públicas e inovação.
Danilo Gregório, gerente de conhecimento e relações institucionais, e Renan Perondi, coordenador de relações institucionais e governamentais, assim como representantes de outras organizações convidadas (que vão desde o governo à academia) revisaram e fizeram sugestões à proposta inicial apresentada pela equipe da Sest.
Entre os principais destaques da contribuição do IBGC estão a inclusão de questões relacionadas às mudanças climáticas, integridade, inovação e divulgação de metas e indicadores de diversidade. As empresas estatais responderão o questionário entre março e maio e a divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de junho.