Notícias da semana

Acompanhe as principais notícias e reportagens sobre governança corporativa publicadas pela imprensa brasileira

  • 23/08/2019
  • Mayara Baggio
  • Na mídia

De corpo e alma: as lições de Marcelo Silva, o conselheiro que fez a ponte na gestão do Magazine Luiza

Na primeira entrevista da série "Os Conselheiros", o portal Seu Dinheiro conversou com o vice-presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Marcelo Silva. Acompanhe!

De novo a polêmica do voto de controlador conflitado

Em coluna na revista Capital Aberto, Nelson Eizirik analisa como uma nova redação do artigo 115 da Lei das S.As. poderia melhorar o ambiente de negócios no país, mas ainda seria pouco. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o jurista Modesto Carvalhosa defendeu que a sugestão criava ônus para minoritário. Já em seu blog, Renato Chaves tratou a mudança como uma derrota das “forças obscuras”. 

A inovação que rendeu uma multa à XP

Reportagem do Brazil Journal detalhou como um serviço oferecido até então para clientes institucionais virou serviço de varejo na XP Investimentos e poderá render uma multa de R$ 10 milhões. Entenda o caso.

Nos EUA, 'supremacia do acionista' começa a ser contestada

Uma das maiores associações comerciais dos Estados Unidos, a Business Roundtable (BRT), divulgou uma nova "declaração de propósito" essa semana. Ela colocou o bem-estar dos trabalhadores ao lado da busca por lucro. Confira. 

Em carta ao conselho, maior acionista da Oi defende troca de comando

Por meio de carta enviada ao conselho de administração, a maior acionista da Oi, a gestora GoldenTree Asset Management, pediu a troca do diretor-presidente da empresa, Eurico Teles. A informação é do jornal Valor Econômico. Leia mais.

Caem mitos sobre perfil de fundadores de startups

Levantamento de empresa de projetos de empreendedorismo e inovação traçou um perfil sobre os fundadores de startups no Brasil. Foram analisados 100 fundadores de 42 startups. Leia a matéria.

Fabio Coelho deixa a Previc para presidir a Amec

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) tem um novo presidente, Fabio Coelho. O executivo era diretor-superintendente interino da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Confira.

'Unicórnios' batem recorde em volume de ofertas de ações

As startups unicórnio, aquelas avaliadas em menos de US$ 1 bilhão, têm ajudado a movimentar as bolsas de valores em todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos. Matéria do Valor Econômico avaliou quais as ofertas públicas iniciais (IPOs) do primeiro semestre. Veja.

Compliance de fachada também é ato de corrupção

Em entrevista ao jornal do Valor Econômico, a ex-ministra-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) Grace Mendonça contou como a Operação Lava-Jato facilitou o interesse das empresas em criar programas de compliance de forma preventiva. Leia mais!


Confira as últimas notícias do Blog IBGC