IBGC faz 25 anos e divulga sua nova marca

Certificação para profissionais de comitês de auditoria também foi lançada no último dia do congresso

  • 27/11/2020
  • Ana Paula Cardoso
  • Congresso

IBGC completou 25 anos com roupa nova. Na sexta-feira (27), o último dia do 21º Congresso IBGC e data de aniversário do instituto, foi divulgada a  mudança de sua marca, idealizada em parceria com a Interbrand, uma consultoria especializada em desenvolvimento de marcas com atuação global. Henrique Luz, presidente do conselho de administração do IBGC apresentou as alterações no estilo visual da logomarca e do logotipo do instituto.  Ele também anunciou duas outras novidades:  a certificação para membros de comitê de auditoria e o lançamento Agenda Positiva de Governança. 

Luz ressaltou que nos últimos 25 anos o IBGC tem sido reconhecido pelo proativismo, portanto, mudanças fazem parte deste processo contínuo. Para ele, o instituto se consolida como o think tank , que converge perspectivas para refletir, educar e disseminar conhecimento de excelência sobre a governança corporativa. "Nosso olhar consciente e assertivo sobre o presente faz com que estejamos sempre preparados para o futuro", disse Luz. 

Agenda Positiva de Governança

A Agenda Positiva de Governança anunciada por Luz é uma iniciativa do IBGC em parceria com outras 30 entidades. Em sínteses, trata-se de 15 medidas, apoiadas em 6 pilares, recomendadas  para serem  colocadas em prática nas organizações.

Os pilares da Agenda Positiva de Governança inspiraram-se nos princípios básicos de governança corporativa – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, e em diversos temas relevantes da sociedade atual.  “Nós do IBGC acreditamos que boas práticas de governava contribuirão para transformar o Brasil em um país mais justo, íntegro e responsável”, afirmou Luz.

Ética e integridade; diversidade e inclusão; ambiental e social; inovação e transformação; transparência e prestação de contas; e conselhos do futuro. Estes são os 6 pilares da agenda. Em relação às 15 medidas propostas, destaque para a adoção e divulgação de métricas relacionadas a questões ASG (ambiental, social e governança).  

A ideia central da agenda é engajar as lideranças das organizações no cumprimento das recomendações. “A sociedade espera das empresas um papel de protagonista nas respostas às aspirações humanas, que vão além dos resultados econômicos e financeiros”. Mais detalhes da Agenda Positiva de Governança podem ser encontrados no site destinado à iniciativa. Clique aqui para acessar.

Mais certificações

"A certificação de membros de conselho tem sido o ar que se respira no instituto", disse Henrique Luz. Ele lembrou que atualmente 50% das empresas listadas na B3 dispõe conselheiros profissionais certificados pelo IBGC. Para ele, a certificação é uma demonstração inequívoca da atualização constante dos conselheiros. “Tanto que a certificação precisa ser renovada a cada três anos. Esta renovação de conhecimento pode colaborar de forma decisiva para o aprimoramento das práticas de governança nas organizações”. 

Segundo Luz, o fortalecimento do programa de certificação visa ampliar a valorização de outros agentes de governança, além de conselheiros de administração e conselheiros fiscais.  “Acabamos de lançar a certificação de profissionais dedicados aos comitês de auditoria. E mais outras certificações virão”.

A nova certificação para membros de comitê de auditoria já vinha sendo elaborada há alguns anos e foi desenhada em parceria com o Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (IBRACON) e o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA). A partir de 30 de novembro, ela passa a fazer parte do escopo de certificações do IBGC.  

Para mais informações s sobre a certificação para membros de comitê de auditoria do IBGC, clique aqui.  

O 21º Congresso IBGC acontece entre 3 e 27 de novembro e conta com patrocínio de KPMG, B3, Brunswick, Diligent, Bradesco, Cielo, Domingues Advogados, INNITI, Itaúsa e Nasdaq MZ. Para saber mais, clique aqui. 

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