Reino Unido revê regras de governança para investidores institucionais

Novo Stewardship Code prevê relatos de ações ambientais e sociais

  • 07/11/2019
  • Equipe IBGC
  • Pelo Mundo

A partir de janeiro do próximo ano, os fundos de pensão e demais investidores institucionais do Reino Unido deverão seguir novas regras de governança corporativa. De acordo com o comunicado do órgão regulador britânico, o Financial Reporting Council (FRC), o novo Stewardship Code faz clara referência à criação de valor de longo prazo levando em conta benefícios sustentáveis para a economia, o meio ambiente e a sociedade. 

O código revisado exige que os investidores expliquem como exerceram a gestão em todas as classes de ativos, sejam eles de renda fixa, ações, papeis de infraestrutura ou investimentos fora do país. “Há um forte foco nas atividades e nos resultados da administração dos ativos, não apenas nas declarações de políticas”, diz trecho do comunicado.

As novas regras consistem em 12 princípios para gestores e acionistas e outros seis princípios para prestadores de serviços. Elas são apoiadas por um relatório de expectativas, que indica quais informações devem ser divulgadas publicamente para tornar-se um signatário do código.

Em reportagem sobre o novo Stewardship, o jornal inglês The Guardian ressaltou que a decisão do FRC figura como a primeira grande reforma do código desde 2012 e ocorre apenas alguns meses depois que o influente grupo americano Business Roundtable apontou o abandono de sua política do acionista como prioridade absoluta nas companhias, reforçando o papel social das corporações em todo o mundo. 

Segundo a publicação, recentemente, gestores de recursos passaram por escrutínio depois de continuarem investindo em indústrias pesadas em carbono à medida que crescem as preocupações climáticas. O fato levou outras gestoras a desinvestirem em companhias como a gigante petrolífera ExxonMobil, que ainda não conseguiu adaptar seus modelos de negócios.

 


Confira as últimas notícias do Blog IBGC

28/03/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaque

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento