IBGC adere ao Pacto de Promoção da Equidade Racial

Iniciativa inédita no mundo propõe implementar um protocolo ESG racial no Brasil e sua adoção por governos, empresas e investidores

  • 10/02/2022
  • Gabriele Alves
  • IBGC Comunica

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa oficializou, em 2 de fevereiro, seu apoio ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil ao reunir regras de governança que prezam pela representatividade dos distintos stakeholders envolvidos com o tema racial.

Alinhado à Agenda Positiva de Governança, o IBGC tem trabalhado para conscientizar líderes de empresas e dos mais diversos tipos de organização de que a boa governança corporativa cria e preserva valor não só para a organização, mas para todos aqueles que, direta ou indiretamente, com ela interagem ou por ela são afetados. Para se desenvolver, o Pacto - que hoje conta com participação expressiva de mais de 140 representantes da sociedade civil -  busca o engajamento voluntário de grandes empresas e investidores que posicionem a questão racial no centro do debate econômico brasileiro.

Sobre o protocolo

O Protocolo ESG Racial para o Brasil contempla ações que estimulem uma maior equidade racial – muito centrada na adoção de ações afirmativas, na melhoria da qualidade da educação pública e na formação de profissionais negros por meio de investimentos sociais privados.

O contexto atual, segundo dados do IBGE de 2016 e disseminados pela iniciativa, mostra que entre os 10% mais pobres da população brasileira, 78,5% são negros (pretos e pardos) e 20,8% são brancos. Já entre os 10% mais ricos, a situação se inverte: 72,9% são brancos e 24,8% são negros.

As empresas interessadas já podem aderir ao protocolo assinando um termo de parceria com a Associação de Promoção da Equidade Racial, associação sem fins lucrativos que legalmente constitui o pacto.

Índice ESG de Equidade Racial (IEER)

Após o processo de formalização, as empresas poderão, além de divulgar a sua participação na iniciativa, calcular o seu respectivo Índice ESG de Equidade Racial (IEER). O índice mede o desequilíbrio racial dentro das organizações em termos de renda destinada a profissionais negros e compara ao percentual de negros na população economicamente ativa na localidade em que a empresa atua.

Para saber mais sobre o processo de adesão que é totalmente voluntário e gratuito, as empresas devem acessar este endereço http://pactopelaequidaderacial.org.br/






Confira as últimas notícias do Blog IBGC