Institutos internacionais compartilham orientações para conselhos em tempos de Covid-19

Confira coletânea de ações emergenciais organizada pela GNDI 

  • 27/03/2020
  • Equipe IBGC
  • Pelo Mundo

Ante os desafios colocados pela Covid-19, a Global Network of Director Institutes (GNDI) compilou orientações e ferramentas de suporte para conselhos de administração que vem sendo desenvolvidas por seus membros. A coletânea organizada pela entidade compartilhou ações relevantes da norte-americana National Association of Corporate Directors (NACD), do Institute of Directors (IoD) da Nova Zelândia, do European Voice of Directors (ecoDa), do GCC Board Directors Institute (BDI) e do próprio IBGC.

Nos Estados Unidos, a NACD criou um hub com as informações mais relevantes sobre o cenário atual para conselheiros de administração, fontes internas e externas, incluindo patrocinadores. Além disso, a organização tem desenvolvido pesquisas periódicas com seus membros para entender como os conselhos estão agindo e apoiando seus times de gestão nesse momento. Orientações sobre o papel específico do conselho na crise são atualizadas com frequência por meio de blogs, notificações e webinars.

Em estratégia parecida, o IoD da Nova Zelândia também apostou em um hub de suporte destinado a membros e parceiros. A plataforma está focada no desenvolvimento online da governança, incluindo webinars, webcasts e workshops. A entidade também está empenhada em advogar por medidas legais de emergência para empresas, atender dúvidas de membros e intensificar suas pesquisas por questões corporativas relevantes para o momento.

O ecoDa, por sua vez, está finalizando um documento para abordar o papel dos conselhos nessas circunstâncias e tem analisado as diferentes medidas de emergência adotadas pelos governos para facilitar as assembleias gerais corporativas. Suas organizações associadas também têm organizado seminários online entre conselheiros para discussões envolvendo os impactos do coronavírus. E, associado da ecoDa, o instituto italiano de conselheiros Nedcommunity preparou um artigo sobre as responsabilidades dos conselheiros independentes.

Enquanto isso, no Golfo, o BDI vem planejando uma série de tutoriais e serviços de treinamento online, analisando as ofertas de associação e promovendo webinars gratuitos para associados. Eles já abordaram temas como as perspectivas sobre o coronavírus e seus possíveis impactos econômicos, as atuais implicações legais para empresas e liderança em tempos de crise.

A lista da GNDI também citou as atividades desempenhadas pelo IBGC, como a realização de seminários online com foco nos impactos da Covid-19 e em temas como gerenciamento de riscos e crises, estratégia e comunicação. Foi apontado também o esforço de advocacy do instituto, em parceria com outras entidades do mercado de capitais e junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para uma flexibilização de prazos das demonstrações financeiras e das assembleias gerais anuais no país. E, finalmente, as ações de reforço do IBGC em mídias sociais e a reestruturação de seus programas de treinamento presenciais para uma plataforma online.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?