IBGC apresenta pesquisas sobre governança de estatais a órgão da Secretaria do Tesouro Nacional

Conteúdos apoiam o debate sobre transparência das políticas, práticas e estruturas de governança corporativa nas empresas estatais brasileiras

  • 19/05/2022
  • Fernando Damasceno e Gabriele Alves
  • Vocalização e Influência

O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, e o coordenador de conteúdo do instituto, Fernando Damasceno, se reuniram na última quarta-feira, 18 de maio, com Eduardo Guerra, Charles Guedes e Rodrigo Vives, respectivamente gerente de planejamento estratégico e coordenadores da Coordenação de Participações Societárias (Copar), órgão vinculado à Secretaria do Tesouro Nacional. Na pauta estava a apresentação das duas pesquisas recentes do IBGC sobre governança de estatais.

A pesquisa Governança Corporativa em Empresas Estatais que examina a divulgação e a transparência das políticas, práticas e estruturas de governança corporativa de 252 estatais brasileiras. Com esta pesquisa, foi a primeira vez que o instituto pesquisou as estatais estaduais e de capital fechado. Até então, só havia se debruçado sobre as federais e de capital aberto.

Já a segunda pesquisa, Políticas de Propriedade Estatal, lançada em maio deste ano, traz subsídios para o debate sobre o aprimoramento da referida política de propriedade no Brasil. O estudo mapeia tanto os pontos críticos no plano nacional, quanto sugestões e modelos de boas práticas adotadas por outras jurisdições.

Na semana anterior, no dia 13 de maio, o IBGC também divulgou as duas pesquisas durante uma reunião em sua sede, em São Paulo, com Edgard Cornacchione (diretor-presidente), João Paccez (diretor administrativo-financeiro) e Fernando Murcia (diretor de pesquisas), representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG