Cinco fatores que prejudicam o desempenho de conselheiros

Estudo da FGV analisou competências comportamentais e técnicas essenciais para o cargo

  • 27/02/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

Uma importante etapa da estruturação de conselhos de administração está na análise das competências de seus participantes. Com base em 12 entrevistas com conselheiros de empresas de capital fechado, os pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) Artur Carlos das Neves, Paulo Urbani Carvalhinha, Patricia Morilha Muritiba e Sergio Nunes Muritiba traçaram um Diagnóstico e análises das competências dos conselheiros de administração, destaque do Portal do Conhecimento do IBGC em fevereiro.

O estudo questionou entrevistados, com no mínimo cinco anos de experiência no cargo, sobre as competências essenciais dos conselheiros de administração em empresas de capital fechado e quais as características dos conselheiros que podem ser prejudiciais ao desempenho do conselheiro e, em última instância, do conselho como órgão colegiado e da empresa.

Os pesquisadores apontaram um conjunto maior de competências essenciais de ordem comportamental na comparação ao grupo de competências técnicas para os conselheiros. Além disso, o estudo identificou cinco fatores que prejudicam o desempenho do conselheiro: baixa capacidade em confrontar e questionar, apego ao poder; ego, arrogância, falta de educação continuada e dependência emocional do status que o cargo proporciona. 

Confira as demais publicações incluídas no Portal do Conhecimento do IBGC em fevereiro:

Governança na empresa familiar: estratégia e mecanismos para a minimização de conflitos no processo sucessório O presente estudo procurou analisar uma estratégia que pudesse minimizar conflitos de interesses familiares e se os mecanismos de governança, quando aplicados às empresas familiares, contribuem para minimizar esses conflitos advindos do processo de sucessão.

How leading boards are rethinking strategy and enabling innovation – Em novembro de 2019, o EY Center for Board Matters recebeu um grupo de diretores corporativos – que representam coletivamente mais de 80 conselhos e US$ 1 trilhão em capitalização de mercado – para sua estratégia e Innovation Board Summit em Nova York. O objetivo deste relatório é compartilhar os principais temas debatidos e discernir como os conselhos podem ser mais eficazes na supervisão da estratégia e inovação em meio à rápida evolução da tecnologia e do mercado.

Legitimidade, governança corporativa e desempenho: análise das empresas da BM&F Bovespa – Neste artigo, avalia-se como a legitimidade condiciona o valor de mercado das empresas listadas na BM&F Bovespa.

Does the institutional environment affect CSR disclosure? The role of governance – O objetivo deste artigo é analisar se o ambiente institucional afeta diretamente as práticas de relato de Responsabilidade Social Corporativa (RSE) ou se esse efeito é explicado pela influência do ambiente institucional nos mecanismos de Governança Corporativa (CG).

Efeitos da vinculação de conselheiros ao acordo de acionistas no valor da firma – Este artigo tem como objetivo analisar o efeito das cláusulas que vinculam o voto dos conselheiros ao acordo de acionistas no valor da firma.

Governance and public transparency: the Brazilian case – Este artigo apresenta como a governança do Poder Executivo se formou nos últimos trinta anos, no que diz respeito à sua fiscalização, ou seja, analisando alguns dos arranjos institucionais obtidos e as práticas adotadas na busca maior transparência e maior responsabilidade pelos assuntos públicos.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC