Confira as publicações do Portal do Conhecimento no mês de julho

Ambiente regulatório, diversidade, questões climáticas e home office são alguns dos temas destacados no último mês

  • 06/08/2021
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

Atento ao ambiente regulatório que permeia as atividades dos boards, o IBGC acaba de lançar, entre os conteúdos do Portal do Conhecimento, a publicação "Relação de dispositivos regulatórios aplicáveis a conselheiros, membros de comitê de auditoria e diretores de instituições financeiras”. O material reúne novas normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil que estipulam deveres, obrigações ou responsabilidades aos conselheiros de administração, membros de comitê de auditoria e/ou diretores de instituições financeiras. Esta relação de dispositivos chega para atualizar a primeira e segunda edição do caderno “Manual de Orientações Jurídico-Regulatórias aos Administradores de Instituições Financeiras”, lançadas respectivamente em 2016 e 2018.

Além disso, no tema da diversidade, o leitor pode conferir uma série de artigos lançada pela Comissão de Estratégia do IBGC. Os autores abordam que, hoje, Diversidade, Inclusão e Equidade (DIE) podem ser consideradas um imperativo estratégico para as organizações e indicam formas pelas quais a DIE pode vir a ser uma vantagem competitiva, que melhora o resultado financeiro de curto prazo e apoia o crescimento sustentável dos negócios no longo prazo.

Questões climáticas

O tema da sustentabilidade é transversal às estratégias da organização e deve ser considerado nas metas e reports financeiros. Nesse sentido, o Portal do Conhecimento apresenta pesquisa desenvolvida pela KPMG que fornece uma visão detalhada das tendências globais em relatórios de sustentabilidade. O estudo intitulado “Chegou a Hora - Pesquisa da KPMG sobre Relatórios de Sustentabilidade 2020”  traz insights valiosos para lideranças das organizações, membros de conselhos e todos os profissionais que têm a responsabilidade de lidar com esse tema em suas respectivas companhias.

Entre as publicações há também a pesquisa da McKinsey, “On target: How to succeed with carbon-reduction initiatives”, que revela quais setores estão no caminho para atingir os objetivos sustentáveis e como eles chegaram lá.

Home office

O tema do home office tem marcado todo o período de pandemia e continua sendo pauta nos conselhos. Pesquisa da Ernst & Young chamada “How boards can help companies reimagine work” mostra que a mudança para o trabalho virtual ajudou a melhorar a cultura corporativa e a produtividade de muitas organizações e que a maioria dos funcionários deixaria seu empregador atual se não obtivessem a flexibilidade que desejam.

Além disso, os conselhos precisam desafiar as visões tradicionais de trabalho e apoiar modelos de trabalho flexíveis para atender às expectativas das partes interessadas e obter vantagens competitivas.

Confira a seguir outros estudos do Portal que também marcaram o período:

The Future of Corporate Governance in Capital Markets Following the COVID-19 Crisis
Este relatório fornece uma visão geral sobre os desenvolvimentos dos mercados de capitais em todo o mundo que levaram à crise do COVID-19. Em seguida, documenta o impacto da crise no uso dos mercados de capitais e a introdução de medidas temporárias de governança corporativa.

The 2020 AGM Season - Brazil Edition
A revisão destaca temas comuns sobre governança corporativa (quórum, remuneração e questões do Conselho) emergentes das assembleias de acionistas e analisa as perspectivas das empresas e dos investidores sobre as tendências ESG em curso , como mudanças climáticas e responsabilidade do Conselho, bem como a transição para um nível baixo destaque da economia do carbono no setor de energia.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC