Disrupção para conselheiros; conheça três fatores essenciais para garantir inovação

Relatório da EY aponta o que não pode faltar na construção de estratégias de longo prazo

  • 19/02/2020
  • Giulia Landriscina
  • Portal do Conhecimento

A tarefa do conselho de administração de ajudar a garantir um futuro próspero às empresas se tornou mais desafiadora em tempos de disrupção, segundo relatório da consultoria EY How leading boards are rethinking strategy and enabling innovation, disponível no Portal do Conhecimento do IBGC.

Produtos e serviços atuais — junto com os processos e sistemas que os projetam, constroem, comercializam e os entregam — podem se tornar obsoletos da noite para o dia. Nesse cenário, os conselheiros precisam considerar um processo de planejamento de duas lentes, que suportem o hoje e construam o amanhã.

O estudo aponta os temas mais discutidos por conselheiros de 80 boards em todo o mundo. “Foi inspirador ouvir práticas de liderança e participar de discussões sobre como os conselhos podem governar a estratégia e apoiar a inovação. Iniciativas como essa levam a um crescimento sustentável de longo prazo”, escreveu o líder da EY, Steve Klemash. De acordo com a publicação, há três fatores que devem ser levados em consideração na hora de construir estratégias e abordagens de inovação.

Primeiro, monte um subgrupo sobre tecnologia com conselheiros que possuam experiência na área, que possam trabalhar em estreita colaboração com a gerência e que mantenham a gestão sempre informada. Insista nos temas estratégia e inovação e faça com que essas questões estejam na agenda de todas as reuniões do conselho, recomenda o relatório.

Depois, saia das salas de reuniões. Ande nas instalações e locais da empresa para ver em primeira mão a cultura, o que está funcionando e o que não está. Foque na experiência humana e use a necessidade humana como força motora para os negócios.

E, finalmente, rastreie o padrão de investimento de fundos de venture capital no setor da companhia, bem como em setores adjacentes. Participe de feiras e conferências de tecnologia para se manter atualizado e proativamente sugira realizar uma auditoria voltada a estratégia e inovação.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar