Documento aponta transparência e responsabilidade como elementos de alcance da boa governança

Destaque do Portal do Conhecimento do IBGC em junho analisa complementariedade dos relatórios corporativos

  • 30/06/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

Criado para facilitar discussões sobre relatórios corporativos mais modernos, eficientes e abrangentes, o The Corporate Reporting Dialogue reuniu reflexões de suas entidades organizadoras: CDP, Climate Disclosure Standards Board (CDSB), Global Reporting Initiative (GRI), International Financial Reporting Standards (IFRS), International Integrated Reporting Council (IR), International Organization for Standardization (ISO) e Sustainability Accounting Standards Board (Sasb). O documento é um dos destaques do Portal do Conhecimento do IBGC em junho. 

A publicação mostra como as estruturas de relato corporativo criadas por essas organizações têm os mesmos fundamentos e podem ser complementares. Além disso, a publicação fornece evidências sobre o valor que a transparência e a responsabilidade têm para o bom desempenho e o sucesso dos negócios a longo prazo, tais fatores são vistos como elementos de alcance da boa governança. 

O texto indica ainda sete princípios que um relato corporativo completo deve seguir para ser mais transparente: materialidade, integridade, precisão, equilíbrio, clareza, comparabilidade e confiabilidade. “As informações [por meio dos relatórios das companhias] fornecem a base para a avaliação da situação e das perspectivas da empresa, bem como seu valor e tomadas de decisão que tragam recursos para a organização”, diz trecho do documento. 


Confira outras publicações inseridas no Portal do Conhecimento do IBGC em junho:

Conselheiros: dedicação de tempo dentro e fora das salas de conselho – Elaborado pelo IBGC em parceria com a Better Governance, a pesquisa investiga como os conselheiros empregam o seu tempo, considerando os mais diversos tipos de organizações. Foram coletados dados de 103 conselheiros atuantes em 238 conselhos através de questionário on-line, anônimo, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Tech Trends 2020 – Pesquisa da consultoria Deloitte investiga as principais tendências tecnológicas que impactarão os negócios nos próximos dois anos. Material em inglês.

Stepping in: The board’s role in the Covid-19 crisis – Artigo do Global Center for Corporate Governance da Deloitte aponta direcionamentos para conselhos de administração em meio à crise da Covid-19.

Institucional Investor Survey 2020 – Em seu quinto ano, a pesquisa da Morrow Sodali coletou respostas de 41 investidores institucionais globais com US$ 26 trilhões em ativos sob gestão. Os resultados do levantamento revelam que o conceito amplamente definido por ESG (environmental, social and governance) terá um impacto direto nas reuniões de acionistas, voto e engajamento das companhias.

GNDI Members on the Choices, Compromises, and Connections Made Amid Covid-19 – A National Association of Corporate Directors (NACD) realizou entrevistas com executivos das organizações participantes da Global Network of Director Institutes (GNDI) para entender como diretores em todo o mundo estão respondendo à pandemia.

Governança em privatizações – O documento traz recomendações de boas práticas de governança aos diversos atores envolvidos no processo de venda de empresas estatais, considerando desde a tomada de decisão inicial até a conclusão da privatização e seus efeitos na administração pública, nas atividades econômicas e na sociedade.

Impactos da Covid-19 nas organizações: a visão de colaboradores e administradores – Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da crise causada pela pandemia da Covid-19 nas organizações do ponto de vista de seus administradores e colaboradores, transformando-se em valiosa e atualizada fonte de informações, tanto para o IBGC quanto para organizações parceiras. Disponível também em inglês.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), Global Network of Director Institutes (GNDI), International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, National Association of Corporate Directors (NACD), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PwC, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC