Estudo indica ações de liderança em tempos de incerteza

Publicação de destaque do Portal do Conhecimento do IBGC em março explora possíveis impactos organizacionais do surto da Covid-19

  • 31/03/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

A pandemia de Covid-19 tem causado disrupção em organizações de todo o mundo. Segundo pesquisa da consultoria EY com 500 conselheiros e CEOs, quatro de cada cinco entrevistados disseram que suas companhias “não estão muito bem preparadas para lidar com uma crise de tamanhas proporções”. Ante esse quadro, a EY preparou um estudo de alerta para responder como as empresas deveriam avaliar e responder aos riscos relacionados ao coronavírus e, principalmente, como liderar uma organização neste período de incertezas. A publicação foi destaque do Portal do Conhecimento do IBGC em março.

As áreas que estão se tornando foco de preocupação para as empresas, de acordo com o estudo, são aquelas relacionadas a saúde e segurança, mão de obra, demanda, cadeia de suprimentos, obrigações legais, capital de giro, cybersecurity, responsabilidade social e caixa.

Entre as ações de liderança recomendadas pela consultoria neste momento estão o esforço de garantia para que o comitê de crise funcione, a busca de segurança e bem-estar dos seus funcionários, a identificação de gaps de sucessão em cargos-chave e a definição de ações de contingência em casos de quarentena ou inatividade prolongada de executivos, além do alívio rápido dos impactos da crise para funcionários, clientes e fornecedores, junto com obrigações legais, comerciais e financeiras. Leia a publicação na íntegra.
 

Acompanhe a seguir a lista completa de publicações inseridas no Portal do Conhecimento do IBGC em março:

Sustainability – Na maior parte da última década, houve uma crescente convicção, principalmente entre investidores institucionais, acadêmicos e profissionais de governança, de que as questões coletivamente adotadas pelo termo “sustentabilidade” têm um impacto no desempenho financeiro das empresas e nos retornos de longo prazo de investimentos. Esta edição examina algumas questões sobre investidores institucionais, empresas, conselhos e executivos de empresas nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Austrália.

O papel do compliance anticorrupção como instrumento de delimitação de responsabilidades e de mitigação de riscos – Este artigo discute o papel do compliance anticorrupção na mitigação do risco de sanção pela Lei 12.846/2013, a chamada Lei Anticorrupção.

Governança corporativa, conteúdos para tomadores de decisão: série III – Essa série de artigos aborda os mais diversos temas relacionados aos desafios e oportunidades das organizações em relação à governança corporativa. Os textos foram desenvolvidos pela Deloitte para veiculação por meio do “Estadão Projetos Especiais”. A série III conta com temas relacionados ao novo código de governança, capacitações dos conselhos, gestão de riscos, participação feminina nos conselhos, entre outros.

Governança corporativa, conteúdos para tomadores de decisão: série IV – Essa série de artigos aborda os mais diversos temas relacionados aos desafios e oportunidades das organizações em relação à governança corporativa. Os textos foram desenvolvidos pela Deloitte para veiculação por meio do “Estadão Projetos Especiais”. A série IV conta com temas relacionados a sucessão de CEO's, blockchain, revolução digital, mercado de capitais e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Women in business leadership boost ESG performance: existing body of evidence makes compelling case – O documento explora a literatura acadêmica existente que relaciona maior diversidade de gênero, sobretudo a mulher na liderança dos negócios, inclusive em conselhos de administração e na alta gerência, com melhor desempenho geral da empresa, como por exemplo avanço nos padrões ambientais, sociais e governança corporativa.

Leadership in a crisis: responding to the coronavirus outbreak and future challenges – Para muitos executivos, a pandemia de coronavírus é uma crise diferente de qualquer outra nos últimos tempos. Este artigo revela cinco práticas de líderes que podem ajudá-lo a responder a crise de maneira eficaz.

Ofício-Circular SEP 2020 – Apresentação referente ao Ofício Circular da Superintendência de Relações com Empresas (SEP) 2020.

Compensation report – Em sua sétima edição, este estudo apresenta informações sobre a remuneração dos administradores de empresas de capital aberto no Brasil, com o objetivo de incentivar discussões sobre esse tema, bem como o seu alinhamento com os objetivos das organizações. O estudo foi desenvolvido a partir dos dados de remuneração do ano de 2018, divulgados pelas empresas em 2019 nos formulários de referência.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), Global Network of Director Institutes (GNDI), International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, National Association of Corporate Directors (NACD), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PwC, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC