Prazo para entrega do Informe de Governança vai até 31 de julho

Confira pesquisas, webinars e publicações do IBGC com dicas e recomendações para a elaboração do documento obrigatório para companhias abertas

  • 11/07/2019
  • IBGC
  • IBGC Comunica

Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas é um marco na história do mercado de capitais do Brasil. Alinhado aos códigos de governança corporativa que são referência no mundo, o Código adota a abordagem “pratique ou explique” e foi incorporado à regulação com a edição da Instrução 586 da CVM. A norma exige que todas as companhias registradas na categoria A entreguem anualmente, até o fim de julho, o Informe de Governança. Para auxiliar as empresas, o IBGC produziu uma série de materiais que dão suporte aos profissionais encarregados pela produção do documento, além de dicas importantes para administradores e gestores de companhias abertas. 

Está disponível, de forma gratuita, uma série de quatro webinars que aborda os principais temas do Código Brasileiro, além de dicas de profissionais que já elaboraram o Informe, possibilidades de respostas e pontos de alerta. O material foi produzido pelo IBGC em parceria com a consultoria Ace Governance e apoio da B3.  

Os interessados no tema também podem assistir a vídeos explicativos de curta duração e fazer o download das duas pesquisas elaboradas pelo IBGC. O instituto avaliou os aspectos qualitativos do primeiro ano do Informe de Governança, quando apenas as companhias mais líquidas da Bolsa entregaram o documento, e também a qualidade das respostas. A conclusão é de que a raxa de aderência às práticas recomendadas pelo código – que foi, em média, de 65% – não garante a qualidade das explicações. 

Clique aqui para conferir todo o conteúdo. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

28/03/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaque

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento