Transparência e equidade estão entre as recomendações do Código das Melhores Práticas do IBGC; veja mais
Tendência internacional, a governança corporativa chegou ao Brasil como um caminho para que empresas e demais organizações pudessem ser dirigidas e monitoradas de forma transparente. Essa dinâmica corporativa engloba aspectos como o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Mas, como saber se sua empresa está no caminho da governança?
De acordo com o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, a governança corporativa está baseada em quatro princípios de boas práticas. Sua adequada adoção resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros. Confira a seguir:
"Transparência
Consiste no desejo de
disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu
interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou
regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando
também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial
e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
Equidade
Caracteriza-se pelo tratamento
justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração
seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Prestação de contas (accountability)
Os agentes de governança devem
prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e
tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e
atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
Responsabilidade corporativa
Os agentes de governança devem
zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as
externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as
positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos
capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental,
reputacional etc) no curto, médio e longo prazos."
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IBGC nos dias 12 e 13 de fevereiro, em São Paulo e, 3 e 4 de março, no Rio de
Janeiro.
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Conhecimento e tenha acesso ao conteúdo completo.