IBGC organiza programa de mentoria para startups e scale-ups

Em parceria com Cubo Itaú, instituto mira perenidade de negócios escaláveis a partir de perspectivas de governança

  • 09/06/2020
  • Equipe IBGC
  • IBGC Comunica

Ao longo de junho, o IBGC deve iniciar seu processo de seleção de startups, scale-ups e mentores para seu novo programa de mentoria, com expectativa de início previsto para julho. Em parceria com o hub de empreendedorismo tecnológico Cubo Itaú nesta primeira edição do programa, o instituto busca apoiar o crescimento exponencial e sustentável de startups e scale-ups brasileiras por meio de boas práticas de governança corporativa. 

“Após avaliação de uma primeira lista de potenciais startups fornecida pelo Cubo, estamos prestes a abrir o processo de seleção de mentores e validação dos empreendedores que participarão do programa”, contou o coordenador do programa de mentoria para startups e scale-ups do IBGC, Lucas Legnare. De acordo com ele, o IBGC quer contribuir com a inserção de princípios e valores de governança no ecossistema de inovação, desde o início dos empreendimentos, além de encorajar a construção de uma visão crítica de conselheiros profissionais que desempenharem o papel de mentores no programa.

A co-head do Cubo Itaú, Renata Zanuto, explica que seu foco é garantir conexões positivas para as startups. No caso da parceria com o IBGC, o hub é responsável por uma seleção prévia de empresas interessadas nesse tipo de mentoria e em práticas de governança. “Para muitas startups, ter um apoio de governança nesse momento pode ser decisivo, principalmente entre os negócios que estão recebendo investimentos externos”, disse. O programa terá duração total de cinco meses, um de preparação, seleção e organização dos participantes, e outros quatro meses de realização, com encontros e eventos.

O “novo normal” no Cubo Itaú

Como muitas organizações, o Cubo teve que se transformar por conta da pandemia. Em busca dessa adaptação ao chamado “novo normal”, o hub buscou reforçar conexões que propiciassem a criação de novos negócios para as startups durante a crise e criou uma campanha de apoio aos empreendedores de sua rede, a Startup resolve. 

Com a campanha, as startups que fazem parte do hub foram segmentadas por áreas e toda semana o Cubo compartilha com as grandes companhias uma newsletter com casos de sucesso e inovação desenvolvidos pelos empreendedores. A Credere, uma das fintechs citadas pela iniciativa, viu sua geração de leads, que aponta potenciais novos negócios, bater recorde após o compartilhamento de sua história. Por conta de experiências positivas como a da Credere, a Startup resolve deve ser mantida após a crise. 

Segundo Renata, a ideia é mostrar aos grandes conglomerados que soluções criadas pelas startups podem ser adotadas na resolução de seus problemas. “Ao invés de as empresas virem nos procurar em busca dos melhores parceiros, como costumava ocorrer antes do coronavírus, proativamente estamos mostrando as diversas opções de serviços e empresas escaláveis existentes”, explicou. Para ela, o mais interessante da newsletter é sua opção call to action, que conecta automaticamente a empresa interessada ao fundador da startup

Antes da pandemia, o Cubo abrigava presencialmente 1,2 mil colaboradores, de 110 startups, e realizava uma média de cinco a sete eventos diários, gerando uma circulação de pelo menos 2 mil pessoas por dia. O hub conta ainda com 30 grandes empresas mantenedoras que são auxiliadas por sua rede de startups em suas jornadas de transformação digital. “Todas as conexões que aconteciam para os mantenedores no espaço físico passaram para o ambiente digital e o feedback foi bastante positivo. O potencial de inclusão de mais pessoas nos projetos surpreendeu a todos”, completou a executiva. Os interessados em receber a newsletter da campanha Startup resolve podem se cadastrar no site do Cubo Itaú.

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