Retrospectiva IBGC 2021: veja as publicações e pesquisas do instituto

Materiais trazem análises, tendências e recomendações sobre temas relacionados à governança corporativa

  • 17/12/2021
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

O ano de 2021 chega ao fim marcado pela multiplicidade de temas que reverberaram em empresas e em outras organizações e que ajudaram a traçar a sua trajetória até aqui. 

Atento às múltiplas temáticas, o IBGC lançou uma série de pesquisas e publicações ao longo do ano a fim de contribuir para a construção e  disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa. 

Os conteúdos se somam às vozes de diferentes stakeholders e - alinhados à Agenda Positiva de Governança do IBGC - apresentam cenários, sugerem reflexões e propõe medidas e recomendações em meio às mudanças pelas quais as organizações têm passado ao longo dos últimos anos - especialmente fruto da pandemia da Covid-19. 

Por isso, o Blog IBGC separou esses conteúdos de autoria do instituto - alguns realizados em parceria com outras organizações - para você conferir ou reler. Esses e outros conteúdos do IBGC e de nossos parceiros estão disponíveis no Portal do Conhecimento do IBGC.

Veja a seguir a Retrospectiva: publicações e pesquisas 2021:


Janeiro
Pesquisa feita pelos institutos membros da Global Network of Director Institutes (GNDI), da qual o IBGC é membro, revela as perspectivas dos conselheiros sobre os impactos da Covid-19, bem como as opiniões dos conselheiros sobre a trajetória da diretoria e tendências externas.

Fevereiro
Com foco nos respondentes do Brasil, esta pesquisa revela as preocupações, desafios, perspectivas e planos de 94 líderes organizacionais, decorrentes da crise causada pela pandemia.

Março
Teve o objetivo de levantar as práticas de compliance adotadas por empresas de capital fechado e também de compreender as tendências e desafios enfrentados no que diz respeito à temática de compliance.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o IBGC realizou a análise dos dados divulgados pelas empresas de capital aberto no Formulário de Referência 2020 , de modo a avaliar a diversidade de gênero existente nos conselhos e na diretoria das companhias listadas.

Abril 
O documento traz recomendações para algumas das questões que, em 2020, mais chamaram a atenção na governança corporativa de empresas listadas. São destacados princípios e boas práticas que poderiam ter evitado ou mitigado algumas das falhas observadas.

O estudo, realizado pelo Grupo de Trabalho Pratique ou Explique, formado por organizações atuantes no mercado de capitais, teve como objetivo avaliar a percepção e o envolvimento dos profissionais das companhias abertas acerca do informe de governança e entender melhor o seu processo de elaboração e revisão.

Julho 
Este material aborda normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil que expressamente estipulam deveres, obrigações ou responsabilidades aos conselheiros de administração, membros de comitê de auditoria e/ou diretores de instituições financeiras.

Outubro
Em busca de contribuir para o aprimoramento da governança corporativa das empresas estatais no Brasil, este levantamento inédito reúne dados sobre como 252 empresas divulgam evidências de que estão em consonância com as práticas de governança corporativa dispostas na Lei das Estatais.

Buscando compreender como o tema de diversidade relacionado à raça e gênero vem sendo tratado pelas organizações, especialmente no que tange a suas lideranças, o IBGC, a ABRH-SP e o Sistema B desenvolveram este estudo para avaliar a percepção dos respondentes sobre o tema.

IBGC, EY e TozziniFreire Advogado apresentam o resultado da análise quantitativa do Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas (Código). Dois são os objetivos principais da pesquisa: i) verificar a aderência das companhias abertas brasileiras em 2021 às práticas recomendadas pelo Código; e ii) acompanhar e avaliar a evolução da taxa de aderência ao longo dos anos. 

Novembro
Alinhado à Agenda Positiva de Governança, o documento recomenda que organizações tenham celeridade na definição e  divulgação de metas e métricas sobre o tema.

Discute a temática da inovação sob o prisma da governança, apontando caminhos para que a empresa possa inovar de maneira sistemática, continuada e alinhada à sua estratégia empresarial, de forma a evitar apenas “espasmos de inovação”, com iniciativas que começam e param.

Elaborada em conjunto pela Better Governance e pelo IBGC, a segunda edição da pesquisa "Conselheiros: dedicação de tempo dentro e fora das salas de conselho" investiga a dedicação e distribuição do tempo dos conselheiros, considerando os diversos tipos de organizações e também os efeitos da pandemia (Covid-19). 

Dezembro
Esta publicação aprofunda conceitos, dialoga com novos autores e propõe caminhos viáveis para aprimorar o pensamento estratégico nas organizações, independentemente de porte, natureza e mercado em que atuam.

Esta obra tem como objetivo conectar o monitoramento de desempenho empresarial ao inerente dever de diligência do conselheiro de administração - função que está no cerne da governança -, à luz do novo (e desafiador) contexto de transformação nos negócios. Atualização do Caderno 18, a obra contempla novos temas como ESG e Transformação Digital

Elaborado pelo GT Pratique ou Explique, este relatório tem por objetivo compilar informações encontradas em pesquisas anteriores e analisá-las sob o prisma dos resultados inéditos encontrados em grupos de discussão que foram realizados em 2021.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC