Quando será realizada a Cop-27?

Confirmada para Sharm El-Sheikh, no Egito, conferência será de 7 a 18 de novembro e discutirá cenário agravado pelas mudanças climáticas

  • 17/08/2022
  • Gabriele Alves
  • Pelo Mundo

A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, será realizada no Egito de 7 a 18 de novembro de 2022. Entre os conteúdos previstos para fomentar o debate com os participantes está uma série de relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que, desde a Cop-26, compartilha com o mundo o conhecimento sobre a emergência climática.

O IPCC prepara relatórios de avaliação sobre o tema bem abrangentes, que reúnem conhecimento científico, técnico e socioeconômico, além dos impactos e riscos futuros, e opções para reduzir a velocidade com que as mudanças climáticas estão ocorrendo. Atualmente, o IPCC está em seu sexto ciclo de avaliação que consiste em produzir:

- Três relatórios de avaliação de seus três grupos de trabalho.
- Três relatórios especiais.
- Um aprimoramento do relatório metodológico.
- Um relatório de síntese.

As três contribuições do grupo de trabalho, já publicadas, podem ser conferidas a seguir:

Grupo de Trabalho 1 - (Agosto de 2021): Climate Change 2021: The Physical Science Basis.
Grupo de Trabalho 2 - (Fevereiro de 2022): Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability
Grupo de Trabalho 3 - (Abril de 2022): Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change

Já o Relatório de Síntese será o último dos produtos do sexto ciclo de avaliação, com lançamento previsto para o final de 2022 ou início de 2023. De acordo com os procedimentos do IPCC, este relatório deve “sintetizar e integrar os materiais contidos nos Relatórios de Avaliação e Relatórios Especiais” e “deve ser escrito em um estilo não técnico adequado para formuladores de políticas e abordar uma ampla gama de políticas relevantes, mas - questões neutras aprovadas pelo Painel”.

O Relatório de Síntese será composto de duas partes: um resumo aos formuladores de políticas (SPM), de 5 a 10 páginas, e um relatório mais longo, de 30 a 50 páginas. Ele será lançado como uma publicação independente nos seis idiomas oficiais da ONU.

Para saber mais, acompanhe aqui