IBGC disponibiliza ao público seu Relatório Anual 2021

Trabalhos desempenhados pelo instituto no último ano podem ser acessados em documento no Portal do Conhecimento

• 23/02/2022
  • Gabriele Alves
  • IBGC Comunica

Com os principais destaques das atividades realizadas pelo IBGC no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021, o instituto acaba de disponibilizar seu Relatório Anual 2021 no Portal do Conhecimento, veja aqui. Este é o segundo relatório publicado pelo IBGC no período pandêmico e reflete os esforços em manter o instituto tanto atuante e relevante ao longo do ano, como preparado para os desafios futuros.

Entre os acontecimentos importantes do período, está o número de eventos realizados pelo instituto. Ao todo foram 187 eventos, o que significa a média de um evento a cada dois dias. Foram lançados 6 novos cursos e produzidas e disponibilizadas para download ao público 15 pesquisas e publicações sobre os temas mais relevantes associados à governança corporativa.

O IBGC se manteve atuante em significativas discussões sobre aspectos regulatórios relacionados à governança corporativa e foi um ano em que o instituto, como Chapter Zero Brazil, vinculado à Climate Governance Initiative do World Economic Forum, potencializou as atividades em defesa da governança climática.

“Em 2021, continuamos firmes no compromisso de sermos resilientes e muito ativos em prol da nossa causa. Dado o período, marcado ainda pelas incertezas resultantes da pandemia, demos mais vazão à adaptação das nossas atividades em novos formatos, pensando em todos os nossos stakeholders, entre eles: associados, capítulos, voluntários, parceiros, professores e funcionários, sempre direcionados pela Agenda Positiva de Governança”, descreve Pedro Melo, diretor-geral do IBGC.

A Agenda Positiva de Governança com seus pilares, em 2021, foi linha mestra do 22º Congresso Anual do IBGC, um dos destaques do relatório anual. Foram 1067 inscritos no evento que se acentua como um dos mais relevantes em governança corporativa do país. O instituto também atingiu a marca de 2855 associados e teve um aumento de 14% no número de novos membros em relação ao ano de 2020. Além de oferecer atualização e alinhamento contínuo aos principais agentes de governança, por meio do Programa de Certificação do IBGC que soma 1401 profissionais certificados no mercado.

Para Melo, todas as ações mencionadas estão alinhadas ao planejamento estratégico do instituto 2021-2025 e foram baseadas em uma boa gestão de recursos que permitem recepcionar 2022 e todos os desafios que ele apresenta. “Em 2021, conseguimos nos preparar para os investimentos estratégicos e operacionais de 2022 que, acreditamos ser um ano mais difícil, porque além de enfrentar um ambiente de alta complexidade, teremos de combinar operações presenciais e remotas”, diz.

O Relatório Anual 2021 do IBGC segue as normas da Global Reporting Initiative na opção Essencial que, segundo a GRI, “indica que um relatório contém o mínimo de informações necessárias para entender a natureza da organização, seus tópicos materiais e impactos a eles relacionados, e como tais impactos são geridos”. Adicionalmente, adota-se procedimentos específicos previstos pelo Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e pelo Relato Integrado do International Integrated Reporting Council (IIRC). Acesse o Relatório Anual do IBGC 2021 aqui.