Saiba mais sobre a função Governance Officer

Em evento, IBGC lançou publicação sobre a área de governança nas organizações e debateu as práticas relativas à função deste profissional

  • 22/06/2022
  • Angelina Martins
  • Portal do Conhecimento

Atento à importância da construção e consistência de uma cultura de boas práticas de governança nas organizações, o IBGC lançou nesta quarta-feira, 22 de junho, a publicação Governance Officer, que detalha o perfil do profissional no exercício desta função.

Disponível no Portal do Conhecimento para download aqui, o material reconhece que os temas de governança corporativa, incluindo gestão de riscos, proteção de dados e privacidade, segurança da informação e compliance são foco dos holofotes direcionados por empresas interessadas na sustentabilidade dos negócios.

Mas essa complexidade demanda muito mais do que o cumprimento de leis, regulamentos e normas e é aí que entra o papel do governance officer, executivo responsável pela estruturação e liderança da área de governança nas companhias.

Durante o evento de lançamento, moderado pela consultora e conselheira de administração independente, Gisélia Silva, o debate traçou o panorama da evolução das melhores práticas nacionais e internacionais relativas à função do governance officer, que é exercida pelo executivo responsável pela estruturação e liderança da área de governança. Além disso, focou-se na sua contribuição para a eficácia do sistema de governança.

Participaram do debate Heloisa Bedicks, conselheira de administração do BNDES e grupo Mapfre; José Eduardo Castilho, sócio fundador do Delfos Instituto de Desenvolvimento e Governança e Moacir Salzstein, diretor de governança corporativa da Natura &Co.

Mais sobre a publicação

O termo governance officer refere-se a uma função e não à denominação do cargo do profissional. Por meio de uma comissão temática o IBGC liderou um trabalho para definir uma nomenclatura adequada para essa função, que culminou no termo “governance officer” que melhor reflete a posição do responsável pela área de governança das empresas. A ele cabe implementar, gerir e aprimorar a “arquitetura” do ecossistema de governança, provendo, por meio dos processos adotados, um alinhamento entre as diversas áreas da organização.

A publicação ainda divulga as melhores práticas para sistemas de governança e não visa prescrever uma fórmula única, afinal, a partir de suas características específicas, cada organização pode identificar e adotar práticas que melhor se ajustam à execução da sua estratégia.

O texto da obra divide-se em três capítulos que, de maneira breve, discorrem sobre a importância da estrutura adequada e do perfil da liderança da área de governança para a sustentabilidade dos negócios: o sistema de governança corporativa; a área de governança corporativa; a função governance officer.

Quer saber mais e ler a publicação completa? Clique aqui.


Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

04/07/2022

Eleição nos Capítulos: IBGC convoca associados para assembleias

01/07/2022

Vocalização e Influência: fique por dentro das atividades da semana

30/06/2022

Inscreva-se na 4ª edição do IBGC Dialoga

29/06/2022

Contribua com a publicação do IBGC sobre agenda ESG nas organizações

28/06/2022

5 princípios básicos para a governança em transformação digital

27/06/2022

Soft Skills para conselheiros guiam decisões conscientes