Segurança cibernética não é tema só de TI, mas dos boards

Conselhos de administração não envolvidos com tecnologia e inovação colocam empresas em riscos 

  • 05/03/2021
  • Ana Paula Cardoso
  • Eventos

Ataques de hackers, LGPD, solicitações de resgate ou sequestro de dados e outros incidentes cibernéticos eram, até recentemente, questões exclusivas das áreas de Tecnologia da Informação (TI). Mas quando se trata de boas práticas de governança corporativa, o cenário tende a mudar. 

“A gente quer mostrar que esse não é um assunto só de TI, mas da alta administração de uma empresa”, disse Roberto Lamb, conselheiro, professor e autor de livros de finanças e um dos moderadores do debate Cyber Trends for Board Members, que aconteceu em 24/02 e foi transmitido no canal  do IBGC do YouTube. 

Conselhos envolvidos com TI

Para Etti Berger, CEO, cofundadora da TripleP Consulting and Training e convidada como palestrante do IBGC Conecta, as empresas devem abrir os olhos para o fato de que a pandemia da Covid-19 mudou completamente a forma de trabalhar.  Neste cenário, os membros de conselhos de administração vão precisar estar familiarizados com a linguagem de sistemas, com os termos tecnológicos e com o funcionamento dos softwares. “Caso contrário, as empresas estarão correndo risco”, disse Etti. 

Marco Faldini, sócio da IBI-Tech e moderador do debate, mostrou preocupação em relação à postura de conselheiros brasileiros em relação à cybersegurança.  Faldini lembrou que a pesquisa global do GNDI mostrou que o ESG será prioridade dos boards após a pandemia no Brasil. “Já o corte internacional mostra preocupação maior com questões de segurança tecnológica”, alertou Faldini.

Para Lamb, esta questão tem que partir do presidente do conselho deve colocar esta assunto na mesa. "Esse é um tema que ameaça a continuidade da empresa e por isso trata-se de um tema fundamental e os conselheiros precisam colocar essa assunto na agenda".

Para assistir ao evento IBGC Conecta na íntegra, acesse o link

Confira as últimas notícias do Blog IBGC