Sessões do 22º Congresso do IBGC estão disponíveis no Youtube

9 painéis na íntegra foram disponibilizados no canal do instituto para o público acompanhar debates que fizeram parte dos três dias de evento

  • 14/10/2021
  • Gabriele Alves
  • Congresso

O 22º Congresso Anual do IBGC, realizado nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2021, encerrou sua programação ao vivo, mas os debates que marcaram a jornada de governança desta edição continuam no ar. No canal do Youtube do IBGC foram disponibilizados 9 sessões na íntegra para o público geral, cujos temas são direcionados pela Agenda Positiva de Governança, linha mestra da edição e uma das novidades do evento. Os vídeos abordam temas como diversidade e inclusão, o papel do governance officer, governança em estatais, ESG, além de reflexões estratégicas para os conselhos do futuro.

O Blog IBGC separou a seguir um resumo de cada sessão disponível no canal do instituto em uma sequência sugerida para os interessados acompanharem as transmissões por lá. É possível conferir não só as abordagens iniciais de cada painel disponível, como também as referências nacionais e internacionais que compuseram cada sessão, veja a seguir:

1. A jornada de Construção da Governança e o papel do Governance Officer
O painel discute a construção de governança nas empresas, incluindo seus principais desafios, processos, alianças e principais aprendizados da jornada, além de ressaltar o papel do governance officer.
Palestrantes: Eliane Lapa, diretora executiva de Governança Corporativa da CVC; Lívia Freitas, Governance Officer da Aegea Saneamento. Moderação: Iael Lukower, coordenadora da Comissão de Governance Officers do IBGC e superintendente de Societário e Governança Corporativa na B3

2. Diversidade e inclusão na agenda das lideranças: um caminho sem volta
O debate teve por objetivo mostrar a importância da inclusão de todos os tipos de diversidade na pauta dos conselhos de modo que isso se torne um tema estratégico das organizações.
Palestrantes: Prof. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Jandaraci Araujo, conselheira de administração da Kunumi SA e Robert Juenemann, sócio fundador da Robert Juenemann Advocacia e da Plataforma Conselhos+
Moderação:  Reinaldo Bulgarelli, sócio diretor da Txai Consultoria e Educação

3. A caixa-preta da governança – Pré-lançamento da 4ª edição
A transmissão focou nas vivências, aprendizados e soft skills para conselheiros de administração, a partir de nova edição do livro de Sandra Guerra: “Caixa preta da governança: conselhos de administração revelados por quem vive dentro deles”. Sandra é uma das precursoras da governança corporativa no Brasil. A autora destaca nova pesquisa que a edição apresenta, além de apresenta uma ótica do cenário da pandemia e seu impacto na dinâmica dos conselhos.
Participantes: Sandra Guerra, integrante do grupo de fundadores do IBGC, conselheira e presidente de conselhos de administração desde 1995 e Thomas Brull. presidente do conselho de administração do Comitê Paraolímpico Brasileiro, membro de conselhos e de comitês de auditoria de empresas nacionais e multinacionais

4. Diversidade em Companhias Listadas na B3
O painel disponível apresenta, entre os destaques, o estudo realizado pela B3 sobre diversidade que mostra que a maioria das empresas com ações negociadas na bolsa brasileira não tem mulheres em cargos de direção. O estudo avaliou 408 companhias listadas na bolsa e a cada 100 com ações negociadas, apenas seis têm três ou mais mulheres em cargos de diretoria estatutária.
Participantes:  Rogério Santana, diretor de Assets e Empresas na B3 e Marina Copolla, fundadora da WOB e sócia do Yazbek Advogados. Moderação: Leandra de Souza Peres, superintendente de Comunicação na B3

5. A importância da Governança na Jornada ESG
A live, com oferecimento da KPMG, trata da evolução da governança corporativa junto a agenda ESG, com enfoque para a integração dos critérios, especialmente do critério social, tendo em vista que as questões ambientais há muito tempo são mais destacadas.
Participantes: Sebastian Soares, sócio-líder de Governança Corporativa da KPMG no Brasil e Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil

6. O futuro do agronegócio e seus aspectos ESG
O painel faz a apresentação dos principais resultados da primeira pesquisa sobre a Governança do Agro e discute as perspectivas ESG para o setor. Palestrantes: Roberto Waack, membro dos conselhos de administração da Marfrig e do Instituto Arapyaú e Fabíola Zerbini, diretora para América Latina no Tropical Forest Alliance (TFA). Moderação: Bibiana Carneiro, CEO da Tecnovax do Brasil.

7. Caminhos e Trajetórias de startups e grandes empresas
O debate foca nos novos caminhos e modelos de negócios, incluindo como os modelos de startups vêm sendo aplicados em grandes empresas e como esses modelos podem ser benéficos. Além disso, é abordado como construir os pilares de governança durante o processo de crescimento e análise do case Único IDTech, unicórnio brasileiro.
Palestrantes: Ana Bógus, diretora global da Divisão de Varejo no Rappi; Paulo Alencastro Jr., cofundador da IDTech único  e Carolina Strobel, Operating Partner & COO da Redpoint eventures. Moderação: Oliver Cunningham, founder KPMG & Distrito Leap, Chairman do Comitê de Innovation & Enterprise Solutions da KPMG.

8. Radiografia da governança das estatais
Durante este painel é possível conferir as principais conclusões da radiografia da governança das estatais brasileiras e a discussão de casos sobre o assunto.
Palestrantes: Tobias Parente, professor da Universidade Ibirapuera; Camila Araújo, diretora de Governança, Riscos e Conformidade da Eletrobrás; Luis Felipe Vidal Arellano, presidente do Comitê de Governança das Entidades da Administração Indireta do Município de São Paulo. Moderação: Luiz Martha, gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC

9. Reflexão estratégica sobre os desafios dos conselhos do futuro
Neste painel, é possível conferir as características dos conselhos que as empresas podem esperar para os próximos anos. A discussão foca nas motivações para pensar os conselhos do futuro e convida participantes e especialistas a debaterem como seriam as atribuições e dinâmicas dessa instância que atua como guardiã da boa governança.
Palestrantes: Denis Balaguer, diretor de inovação e do wavespace da EY; Adriana Adler, sócio da Ekilibra Governança Integrada; Fernando Lopes Alberto, Vice presidente do conselho de administração do Grupo Fleury e coordenador da Comissão Temática de Saúde do IBGC;  Nelson Azevedo, Conselheiro consultivo e de administração, consultor e sócio da (Re)Think Estratégia, Inovação e Governança, com atuação em empresas familiares e startups & scale-ups Moderação: Ricardo Lamenza, coordenador da Comissão Conselhos do Futuro do IBGC e conselheiro de administração

Conteúdo exclusivo
Para os inscritos no congresso que não conseguiram acompanhar todos os debates ao vivo, todo o conteúdo poderá ser acessado pela plataforma do evento, de modo exclusivo até dia 5 de novembro. Saiba mais clicando aqui. 


Confira as últimas notícias do Blog IBGC