Vai participar da COP27? Conheça guia direcionado a conselheiros de administração

O evento inicia em 6 de novembro e o Chapter Zero Brazil compartilha material da CGI com briefing para auxiliar a participação de conselheiros

  • 04/11/2022
  • Angelina Martins
  • Pelo Mundo

A Climate Governance Initiative (CGI), iniciativa do Fórum Econômico Mundial a qual o Chapter Zero Brazil está vinculado, produziu um material específico para auxiliar conselheiros de administração a navegar na COP27, a reunião climática global da ONU, que acontece entre os dias 6 e 18 de novembro, no Egito.

Trata-se de um conjunto de informações sobre os encontros e relatórios climáticos já divulgados pela  ONU, entre outras informações que vão desde a visão geral dos resultados da COP26 e do Acordo de Paris passando pelo papel das empresas e o que a COP27 significa para os conselhos. Leia o briefing da CGI para entender o que a COP significa para conselhos e diretores independentes.

No material, é possível encontrar declarações do presidente da COP27, Sameh Shoukry. Uma delas aponta que uma das prioridades do encontro que começa dia 6 de novembro é passar dos compromissos para a implementação, garantindo uma distribuição justa de recursos, principalmente para aqueles que mais precisam”. Ele ainda enfatiza a importância de “redirecionar o investimento financeiro da mitigação para a adaptação, ao mesmo tempo em que defende uma abordagem multissetorial”.

Conheça, a seguir, os quatro temas-chave da COP27 e sua relevância para conselhos e diretores independentes:

1- Mitigação e implementação
Sua organização tem metas claras para reduzir seu impacto climático em toda a cadeia de valor? O desenvolvimento de planos de ação confiáveis que apoiem a transição líquida zero corporativa será uma área prioritária na COP27, à medida que surgem processos e estruturas para monitorar o progresso dos negócios e combater a lavagem verde.

2- Fundos para combate às mudanças climáticas
Como sua organização será afetada por requisitos de relatórios de dados de membros da Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (GFANZ), que são exigidos em suas carteiras de investimento de negócios ou fluxos de empréstimos? A GFANZ é um grupo impactante de empresas de Serviços Financeiros, que estará ativa na COP27 trabalhando para permitir o planejamento de transição zero líquido para instituições financeiras.

3- Adaptação
Na COP27 serão abordadas questões como o financiamento da adaptação climática para que empresas e comunidades tenham as ferramentas corretas para gerenciar riscos e interrupções de eventos climáticos extremos.

4- Processo de transição
Como sua empresa integrou uma estrutura de Transição Justa na estratégia corporativa e nas operações de negócios? A Transição Justa, a distribuição justa dos riscos e recompensas associadas à transição líquida zero, será um tópico-chave na COP27.


O IBGC é o Chapter Zero Brazil, capítulo brasileiro da CGI que aponta desafios e riscos sem precedentes enfrentados pelo mundo, relacionados  a questões geopolíticas, mudanças sociais e desastres climáticos, além do papel fundamental dos conselhos corporativos para ajudar as empresas a priorizar questões de curto e longo prazo.

*Imagem: Climate Governance Initiative (CGI)

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

28/03/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaque

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento