O IBGC realizou em 22 e 23 de maio a Vivência Legado das Águas, imersão sustentável em Miracatu, no interior de São Paulo, que contou com a participação de associados e não-associados do instituto. A experiência foi uma oportunidade de networking com executivos e tomadores de decisão engajados em transformar o mercado por meio da sustentabilidade. Confira depoimentos abaixo de quem viveu essa experiência.
“Participar da Vivência do IBGC no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, foi uma experiência profunda e transformadora. Mais do que números impressionantes, trata-se de um poderoso exemplo de como um custo ou passivo ambiental pode ser ressignificado como ativo estratégico. A reconexão com a natureza nos mostrou que o desafio não é apenas evitar danos ao meio ambiente — é adotar um novo olhar sobre o fazer empresarial. Um olhar que integra propósito, sustentabilidade e valor de longo prazo”. Paulo Vasconcellos, membro da Comunidade Sustentabilidade e Clima do IBGC.
“Fazer essa imersão foi muito especial. Foram dois dias intensos, repletos de trocas, aprendizados e inspiração. O networking também foi um ponto alto. Foi incrível escutar como o projeto começou e como a família empresária foi e continua sendo visionária. A governança é essencial para esse projeto tão grandioso. Caminhar no meio dessa reserva de Mata Atlântica, conhecendo diversas espécies de plantas — incluindo orquídeas ameaçadas de extinção — foi uma experiência única. Ver o quanto o projeto do Legado das Águas está crescendo e se consolidando é maravilhoso. Saí de lá cheia de ideias para cuidar melhor do nosso mundo e torná-lo um lugar ainda mais bonito. Foi a minha primeira vivência, mas já estou pronta para as próximas. Parabéns ao IBGC pela iniciativa!”. Cristina Baumgart, participante convidada.
Experiências anteriores
Além da Vivência Legado das Águas, o IBGC já realizou a Vivência Samaúma em 2024 na Amazônia, uma iniciativa com o mesmo objetivo de promover conhecimentos práticos e soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.
Essas experiências reforçam o compromisso do instituto em buscar soluções eficazes, com a presença de especialistas, para incorporar práticas sustentáveis em empresas.
Confira mais detalhes sobre a Comunidade Sustentabilidade e Clima, iniciativa do instituto para desenvolvimento de líderes protagonistas e a transformação sistêmica, clicando
aqui.