Vocalização e Influência: fique por dentro das atividades da semana

Resumo contempla os trabalhos de relações institucionais e governamentais, comissões, capítulos e pesquisas do instituto

  • 01/07/2022
  • Angelina Martins, Fernando Damasceno e Lucas Legnare
  • Vocalização e Influência

Confira as atividades mais recentes da área de Vocalização e Influência do instituto, com destaque à Reunião no Capítulo Brasília/Centro-Oeste, Diálogo com parlamentares em Brasília e encontros de relacionamento com a imprensa, acompanhe a seguir:

Apresentação sobre estatais e ESG
O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, participou em 30 de junho, de forma remota, de evento organizado pelo Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (CIPPEC), organização com sede na Argentina. Na ocasião, o representante do IBGC apresentou um panorama da regulação de aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) no Brasil, principalmente aquele aplicável a empresas estatais.

IBGC Dialoga: espaços colaborativos
No dia 30 de junho, o IBGC abriu as inscrições para a 4ª edição do Dialoga, iniciativa exclusiva para associados do instituto que se baseia na formação de grupos temáticos em setores específicos. As inscrições vão até 28 de julho e o início das atividades está previsto para 16 de agosto. Para saber mais, clique aqui.

Reunião no Capítulo Brasília/Centro-Oeste
No dia 29 de junho, o capítulo Brasília-Centro-Oeste realizou reunião de associados em que foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas pelo capítulo. Na ocasião também esteve em evidência a representatividade do capítulo em termos de associados, certificados e participação em treinamentos do IBGC. O encontro contou com um debate voltado a associados e profissionais certificados IBGC. O tema foi a colocação de conselheiros no mercado brasileiro, a partir da perspectiva de especialistas em search, que trouxeram reflexões sobre as principais competências e experiências buscadas em um conselheiro atualmente.

Entrevista para a Rádio Bandeirantes (RS)
Em 28 de junho, o gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, concedeu entrevista ao jornalista Guilherme Macalossi, apresentador do programa “Bastidores do Poder”, da Rádio Bandeirantes do Rio Grande do Sul. Na pauta, o risco de alteração da Lei 13.303 (Lei das Estatais) e de que forma o IBGC e outras entidades da sociedade civil tem dialogado com parlamentares para evitar retrocessos na legislação. Na ocasião, o representante do IBGC apresentou um panorama da regulação de aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) no Brasil, principalmente aquele aplicável a empresas estatais.

Diálogo com parlamentares em Brasília
O gerente de relações institucionais do IBGC, Danilo Gregório, e o analista de relações governamentais, Renan Perondi, tiveram uma série de reuniões com as equipes de alguns parlamentares em Brasília, no dia 23 de junho. São eles:
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB): conteúdo do PL 9163/2017 (sobre governança da administração pública federal), a respeito do qual o parlamentar é relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
- Augusto Coutinho (Republicanos-PE): a pauta foi sua ação como relator de diversos projetos sobre alterações na Lei 6460/1976 (Lei das S.A.) que tramitam atualmente na Câmara.
- Marcelo Ramos (PSD-AM): o parlamentar é autor do PL 528/2021, sobre Mercado de Carbono. O diálogo teve como foco a tramitação do referido projeto.
- Flávia Morais (PDT-GO): a pauta foi o PL 1246/2021 (a respeito de cotas para mulheres em conselhos), do qual a parlamentar é relatora na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
- Tasso Jereissati (PCDB-CE): reunião com o assessor Sylvio Coelho, redator do PL que resultou na Lei 13.303 (Lei das Estatais). Na pauta estavam as atuais discussões sobre as possíveis alterações na referida Lei.

Eventos da OCDE
Leonardo Pereira, vice-presidente do conselho do IBGC, representou o instituto em dois eventos realizados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no Rio de Janeiro e em Brasília. No dia 21 de junho, Pereira foi o moderador do evento de lançamento do relatório Sustainability Policies and Practices for Corporate Governance in Brazil, da OCDE, realizado no Museu do Amanhã, na capital fluminense. Já no dia 22 de junho, o conselheiro do IBGC foi um dos palestrantes da sessão sobre governança corporativa do Fórum Brasil-OCDE, realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Reunião com a Firjan
O gerente de relações institucionais e governamentais do IBGC, Danilo Gregório, reuniu-se no dia 21 de junho, com Jorge Mendes, gerente de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Estiveram na pauta, os projetos na área de ESG das duas organizações.

Encontros de relacionamento com a imprensa
O gerente de relações institucionais do IBGC, Danilo Gregório, reuniu-se em 21 de junho, no Rio de Janeiro, com Juliana Schincariol, do jornal Valor Econômico. Já no dia 22 de junho, em Brasília, Gregório se reuniu com Mariana Branco, repórter do JOTA, veículo de imprensa especializado em temas jurídicos e institucionais.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG