Debate que gera conhecimento

Mais uma atividade dos nossos espaços colaborativos especialmente para você, associado IBGC

Sobre as comissões

As comissões temáticas são formadas por associados que, voluntariamente, contribuem com as discussões realizadas no IBGC. Sob orientação da diretoria de Vocalização e Influência, discutem e produzem conteúdo sobre temas ligados a suas especialidades, alinhadas ao planejamento estratégico do instituto; também trazem temas de fronteira, atuando como um think tank para a geração e disseminação de conhecimento sobre as melhores práticas em governança corporativa.  

Como funciona?

Em razão de ajustes no processo seletivo, a abertura das inscrições ocorrerá em 2024 e será comunicada oportunamente.

Para participar do processo seletivo é preciso ser associado do IBGC, estar em dia com a taxa associativa, participar de todas as etapas do processo, atender aos requisitos específicos da(s) comissão(ões) de interesse (os critérios serão disponibilizados em breve); ter disponibilidade para participar de, ao menos, 70% das reuniões do ano e preencher a ficha de candidatura.

Interessado? Você pode candidatar-se para até duas comissões.

Como participar?

O processo de candidatura para as comissões temáticas é anual, e o período de inscrições é amplamente divulgado nas nossas plataformas de comunicação, inclusive nesta página. Sua abertura está prevista para o segundo semestre.

Sobre o processo seletivo:
Antes de se candidatar, é importante conhecer os requisitos específicos exigidos para cada comissão e se assegurar de que tem disponibilidade de tempo para o engajamento necessário.

O processo seletivo começa com a análise da regularidade de associação ao IBGC e inclui:
  • Preenchimento completo do formulário de inscrição com inclusão de currículo atualizado, que comprove o atendimento aos pré-requisitos para a(s) comissão(ões) de interesse. 
  • Somente serão consideradas as inscrições com formulário completamente preenchido;    


Informações importantes:

  • Ter disponibilidade para participar de, ao menos, 70% das reuniões do ano (mínimo de 5 participações), que ocorrem uma vez ao mês, de março a junho e de agosto a novembro, com duração de cerca de 3 horas por reunião;
  • As etapas de seleção podem variar em cada comissão, mas a participação do candidato(a) é obrigatória em todas as fases do processo. 

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe!