Sobre o curso

O nível de dedicação e preparação requeridos aos conselheiros de administração tem se elevado progressivamente, tornando o treinamento e a educação continuada desses profissionais uma das maiores preocupações em governança. Cenários não previstos que desafinam o processo decisório tradicional, a velocidade da Transformação Digital alimentando a Inovação e o Empreendedorismo, o foco sem retorno na Governança Social e Ambiental, são fatores a garantir que cada edição do Programa Avançado para Conselheiros seja diferente e mais instigadora de mudanças definitivas.
Desenhado para fortalecer as competências do(a) Conselheiro(a) de Administração, este Programa oferece ferramentas para melhorar o desempenho do órgão central do sistema de governança.  Traz também atualização sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações e o aprimoramento das competências comportamentais do conselheiro.

Saiba mais sobre a Trilha do Conselheiro.

Qual principal aprendizado será compartilhado com os participantes?

Que seu desenvolvimento como Conselheiros de Administração tenha se tornado mais eclético e emocionalmente mais inteligente e maduro. Que eles se sintam prontos para discutir governança em qualquer fórum do mundo globalizado. E, finalmente, que adotem a educação continuada como valor individual.

A quem se destina o programa?

O programa foi estruturado para conselheiros com experiência real em governança corporativa. Não é um curso de formação, mas de aperfeiçoamento e troca de experiências. Temas e vivências com visões diversas estimulam discussões de alto nível e aguçam o olhar estratégico.

Principais temas abordados

  • Comunicação: A mecânica da comunicação no conselho e a transmissão da mensagem para os membros
  • Tomada de decisão: A importância da composição dos perfis para a tomada de decisão e o exercício do pensamento estratégico
  • Pensamento estratégico e conselhos de alta performance
  • Responsabilidade dos administradores
  • Cultura corporativa e perfis de interação: A importância da cultura organizacional e como ela interfere nos relacionamentos entre os membros do conselho
  • Apresentação de casos: relato de experiências e situações vividas por participantes do mercado em relação a temas específicos
  • Atualidades e tendências: inovação, conselho em tempos de crise, inclusão no conselho de administração.
  • Transformação Digital
  • Liderança, Governança e Gestão - Olhos e ouvidos do conselheiro
  • Diversidade
  • Ética e Valores Corporativos
  • Trabalho grupo Tema Provocação

Público

O Programa é dirigido para Conselheiros de Administração, na categoria estatutário, com no mínimo 2 anos de atuação comprovada e com amplo conhecimento e formação, além de experiência de qualidade na prática da Governança Corporativa.

Estão pré-admitidos ao curso os Conselheiros Certificados por Experiência (CCA+) do IBGC.

Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação prévia da equipe IBGC para garantir que sua escolha é compatível com sua experiência prévia, podem ser solicitadas informações adicionais ao currículo, a fim de aferir a qualidade da experiência do candidato. 

Por esse motivo, pedimos ao candidato que não se esqueça de explicitar em seu currículo o exercício da função de Conselheiro de Administração, citando as empresas em que atua, período e tipo de atuação, assim como em comitês e outras frentes de governança. Eventualmente, uma breve entrevista com a coordenação do Programa pode ser necessária

Objetivos

Trazer aos conselheiros de administração a discussão sobre a eficácia e efetividade de seu papel, tópicos atuais de governança corporativa e a abordagem de temas cuja importância mostra-se premente para os administradores das companhias brasileiras. Aprimorar as competências comportamentais do conselheiro. Atualizar os conselheiros sobre os tópicos de governança corporativa e novas tendências empresariais.

Diferenciais

  • Compartilhamento de experiências de alto nível.
  • Palestrantes internacionais.
  • Painéis estruturados e guiados para propor o alto nível de discussões e debates entre os participantes.
  • Simulação de Reunião de Conselho com PCAs experientes. 
  • Feedbacks de participação com a presença de uma coach de comunicação e o coordenador do programa

Eletivas: Durante o curso, são oferecidas aulas eletivas, todas com abordagem prática conduzida por especialistas e pelo coordenador do programa, que tratam de temais atuais hot topics que se somam ao conteúdo proposto do programa, oferecendo uma oportunidade adicional aos participantes para troca de experiencias e  aprendizado.

Opinião dos nossos alunos

“Participei do Curso Avançado para Conselheiros de Administração do IBGC em Setembro de 2020. O curso, que foi realizado integralmente online. Foi um dos melhores cursos que já fiz na minha vida, pelo muito rico e profundo conteúdo, pela qualidade dos profissionais envolvidos, começando pelo muito experiênte e didático Oscar Boronat, os outros profissionais do mais alto nível que compartilharam a sua experiência de governança conosco e a organização exemplar do curso, que conseguiu criar um ambiente de aprendizado e colaboração com os outros alunos do curso muito intenso. O curso me fez entender não só muito mais sobre como a governança funciona, mas também sobre tudo do papel cada vez mais vital que a governança tem no mundo corporativo e através dele na nossa sociedade contemporânea.” - Rafael Steinhauser, Chairman e co-Fundador da EBAC Innovative Education LLC e Presidente e co-Fundador da Alpha Capital Acquisition Company.

Coordenador do curso

backgroundImageAlt1

Oscar Boronat

Oscar Boronat é conselheiro de administração independente, especialista em governança corporativa e coach de lideranças.
Foi CFO, COO e CEO da Pilkington BP na América do Sul e Europa.
É conselheiro de administração certificado e coordenador da comissão da comunidade CCA do IBGC. Membro certificado do ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social e do conselho de regulação e melhores praticas para o programa de certificação continuada da ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. É membro do Singapure Institute of Directors (MSID). Tem participado de conselhos de administração e comitês em empresas multinacionais e familiares na América do Sul e Europa por mais de 25 anos.
Economista pelo Mackenzie, MBA pela FIA, IEP pelo IMD/IMI e AMP pela Harvard Business School.
Foi professor visitante da Judge Business School da Universidade de Cambridge de 2002 a 2004 e é Alumni Career Counsellor do IESE.

Carga horária

30

15
cci

Avançado para Conselheiros de Administração - on-line

Categoria: Conselheiros - Público: Conselheiros experientes

Publicações relacionadas a este curso

Para mais informações

São Paulo e região: 11 3185 4200

Demais localidades: 4020 1733


*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.