Carga horária

64

30
Créd.

Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles

Categoria: Governança - Público: Profissionais de Comitê de Auditoria

Sobre o curso

O bom funcionamento dos Conselhos de Administração cada vez mais dependem do uso adequado de Comitês de apoio. São esses Comitês que analisam os assuntos de sua competência com a necessária profundidade e apoiam o Conselho em seu processo de decisões e suas deliberações. Dentre os órgãos de assessoramento mais utilizados está o Comitê de Auditoria. Além da supervisão sobre a preparação das demonstrações financeiras, sobre os auditores independentes e sobre a auditoria interna, os membros de Comitê de Auditoria lidam hoje com temáticas mais dinâmicas e complexas, que demandam experiência técnica e conjuntural para subsidiar discussões de aprofundamento e recomendações ao Conselho. Nesse sentido, o curso Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles do IBGC, think tank de Governança Corporativa, oferece, além de conteúdo teórico sobre a função, estrutura e processos desses órgãos de assessoramento, vivência prática; panorama sobre legislação, regulação e tendências; networking; e a possibilidade de seguir na jornada de Certificação para Membro de Comitê de Auditoria.

Desde o lançamento do pioneiro Código de Governança Corporativa inglês, decorrente do Cadbury Report, até a edição da Sarbanes-Oxley Act, em resposta às fraudes corporativas, grande atenção tem sido dada aos Comitês de Auditoria, ampliando-se suas atribuições e confiando-se na qualidade de seu trabalho e na experiência e responsabilidade de seus membros. Além de suas responsabilidades normais decorrentes de sua vocação, a extensão de sua responsabilidade vem sendo aumentada incluindo o monitoramento constante da eficácia do ambiente de controles internos, o acompanhamento dos trabalhos de gestão de riscos e o conhecimento mais constante dos problemas da organização com a cada vez mais rápidas mudanças no ambiente de negócios e os novos riscos corporativos potenciais.

Nesse sentido, o curso do IBGC tem a finalidade de preparar esses profissionais nesse novo contexto e proporcionar vivências práticas, por meio discussões do papel do Comitê e de dinâmicas e simulações de reunião, que levem a uma reflexão sobre a importância da atuação continuamente diligente e da criação e manutenção de uma cultura ética dentro da organização. O aluno terá aulas ministradas por relevantes especialistas na temática no País, além de oportunidade de ampliar seu networking e se atualizar com relação às tendências em Governança Corporativa que só um think tank como IBGC pode proporcionar.

Saiba mais sobre a Trilha da Governança.

Este curso é para mim?

Se você é um profissional experiente que já atuou em conselhos, ou como executivo sênior que pretende ampliar seus conhecimentos para melhor contribuir com sua organização; ou se você foi convidado ou já faz parte de um Comitê de Auditoria e gostaria de se preparar adequadamente para esta grande responsabilidade, tanto do ponto de vista técnico como comportamental; ou ainda é um especialista em auditoria, riscos e controles internos, então, este curso é para você.


Como este curso pode me ajudar na carreira?

O curso oferece conteúdo robusto em Governança Corporativa e possibilita ao aluno aprimorar e instrumentalizar sua atuação profissional como membro de Comitê de Auditoria, assim como desenvolver habilidades técnicas e comportamentais por meio de dinâmicas e simulações de reuniões. Além de receber o certificado de curso do IBGC, think tank de governança no Brasil, o participante terá a oportunidade de continuar sua jornada de aprendizado e desenvolvimento por meio de certificação profissional para membros de Comitês de Auditoria.

Perfil da coordenação

Guy Almeida Andrade

Contador formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA USP e Administrador de Empresas formado pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 40 anos de experiência em auditoria, contabilidade, sistemas de controles internos, sistemas de custeio, avaliação de empresas, impostos e governança corporativa, com treinamento em auditoria em Toronto, Canadá, na firma Dunwoody & Co. – 1984. É presidente da Magalhães Andrade S/S Auditores Independentes. É membro de Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria e Conselho Fiscal de companhias de capital aberto e fechado. Foi membro de órgãos de administração e de governança de entidades da profissão, no Brasil e no exterior.Agraciado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON com o título Destaque Profissional de 2014. Agraciado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo com o título de Contabilista Emérito de 2007. Agraciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo com a Medalha de Mérito Profissional Joaquim Monteiro de Carvalho. Autor de artigos sobre auditoria, contabilidade, controles, finanças e governança corporativa. É, ainda, autor e coautor de trabalhos em diversos certames da profissão, tendo apresentado diversas palestras técnicas em eventos profissionais e culturais, no Brasil e no exterior.

Maria Elena Cardoso Figueira

Brasileira, sócia da Figueira Consultoria Econômica, economista pela PUC-RJ, com formação executiva no Brasil (IBGC, Gonew, Risk University KPMG, FAAP) e no exterior (IESE, IE, IBGC JT-Israel). Experiência profissional na área financeira e tributária, com passagens por Arthur Andersen, Banco Bilbao Vizcaya, KPMG, Banco Santander (no Brasil e expatriada na Espanha), e atuando também desde 2004 como membro de comitês de auditoria e de conselhos consultivos, HSBC Brasil e CCR. Atualmente é membro independente do Comitê de Auditoria do Banco Santander, das Lojas Americanas, do Hospital Sírio Libanês e da Br Properties S.A., conselheira fiscal da Camil Alimentos e suplente na B3 S.A. Concluiu o Curso de Conselheiro de Administração do IBGC em 2006 e a Turma 100 em 2021 e desde 2017 é Conselheira em Administração e Fiscal, e membro de Comitê de Auditoria certificada pelo IBGC. Atua também na Comissão de Governança em Instituições Financeiras e no Colegiado Independente Recursal do IBGC. Associada ao WCD e membro do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Amcham São Paulo.

Público

Conselheiros, membros de comitês de auditoria, executivos ligados às áreas de finanças, riscos, controles internos, compliance, regulação, auditoria interna e auditoria independente e profissionais interessados em conhecer os benefícios de um comitê de auditoria eficaz e a se qualificarem para atuação como membros.

Pré-requisitos

Atuação prévia como conselheiro, membro de Comitês de Auditoria e ou como executivo sênior. Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação da equipe IBGC para garantir que sua escolha seja compatível com sua experiência.

Objetivos

Capacitar e aprimorar as habilidades dos profissionais atuantes – ou que pretendem atuar – em comitês de auditoria e outros órgãos de fiscalização e controles, alinhados ao aprimoramento do ambiente de negócios por meio de boas práticas de Governança Corporativa e, assim, colaborar para uma sociedade melhor.

Formatos do curso

O Curso Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles, poderá ser realizado em dois formatos distintos e o aluno poderá optar por um deles no ato da inscrição:

backgroundImageAlt1

Online

Neste formato, o aluno realizará todo o curso de forma remota, com as aulas totalmente on-line, ao vivo, com duração de 4 horas (via Zoom). Nessa experiência, o participante terá toda a sua interação com professores, alunos e staff do IBGC, acesso a materiais e aulas gravadas por meio da plataforma de aprendizagem Canvas.

Semipresencial

Ao optar por este formato no ato da inscrição, o participante terá uma grade com aulas online síncronas (4 horas/cada) e presenciais (8 horas/cada). Todas elas serão gravadas e poderão ser acessadas pelos alunos. Importante salientar que as aulas presenciais não serão transmitidas online no modo ao vivo. Assim como os alunos que optarem pela experiência totalmente virtual, o participante do semipresencial terá acesso à plataforma Canvas e todas as suas funcionalidades

Estrutura do Programa

O curso, cuja carga horária é de 64 horas, é dividido no desenvolvimento de quatro aspectos:

1. Governança Corporativa
O participante terá uma visão holística do sistema de Governança Corporativa, com destaque para estrutura, funcionamento, processos e papel do comitê de auditoria e demais órgãos de fiscalização e controle. O aluno também terá contato com conceitos, modelos e experiências reais de gerenciamentos de riscos corporativos mais comuns e específicos (ex.: judicial, liquidez, reputacional e ESG).

2. Legislação e Regulação
Nesse aspecto, o aluno conhecerá melhor sobre suas responsabilidades legais na atuação de suas funções como membro de Comitê de Auditoria, além das legislações e regulações mais importantes e atuais que precisam estar no foco de atenção desses profissionais (ex.: Lei Sarbanes-Oxley, LGPD, Lei Anticorrupção, entre outros).

3. Temas emergentes e de tendências
Compreender o contexto dos negócios é essencial na avaliação de riscos e recomendações para tomada de decisão. Por essa razão, o curso apresenta temas relevantes atuais e que se mostram como tendências, tais como o ESG, transformação digital, Cybersecurity, entre outros.  Além disso, aborda temas comportamentais e de comunicação.

4. Vivência prática
Além do conteúdo teórico, o curso oferece a oportunidade de colocar todo aprendizado em prática, por meio de dinâmica e simulação de reuniões do Comitê de Auditoria. Dessa forma, o aluno também exercitará, concomitantemente, suas habilidades técnicas e comportamentais.

Alguns conteúdos que podem lhe interessar

Talvez você também se interesse por esses conteúdos

Como funciona o Comitê de Auditoria?

Escute o episódio completo

Quais as tendências para os Comitês de Auditoria?

Escute o episódio completo

Conheça também o Programa de Certificação IBGC

A certificação oferecida pelo IBGC é uma distinção espontânea e diferenciadora, de reconhecimento nacional

Certificação para membros de comitê de auditoria

Ao final da formação, o aluno poderá optar por prosseguir sua jornada com o Programa de Certificação para Membro de Comitê de Auditoria.  Lançado em 2020, é uma iniciativa que estimula o contínuo aprimoramento das boas práticas de Governança Corporativa no Brasil e permite aferir conhecimentos sólidos num conjunto de temas necessários ao perfil de membro de Comitê de Auditoria.

Saiba mais

Alguma dúvida? Converse conosco.

São Paulo e região: 11 3185 4200
Demais localidades: 4020 1733

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.