Qual o objetivo deste curso?

O objetivo é tornar o compliance um mecanismo de mudança cultural.

Este curso mostra de forma aprofundada o papel estratégico do compliance e a relação intrínseca deste com a Governança Corporativa. Interessados poderão conhecer a legislação vigente e sua aplicação, órgãos de fiscalização e de controle, as ferramentas e os princípios da governança corporativa que amparam o desenvolvimento e a boa atuação do compliance.

Quais temas serão estudados e debatidos?

  • Ambiente legal e regulatório e suas perspectivas futuras;
  • Acordos de leniência;
  • Principais elementos de um programa de compliance;
  • Canais de denúncia e técnicas de investigação;
  • Ética e integridade nas organizações.

“Pretendemos demonstrar o quanto o compliance é uma ferramenta estratégica para a boa Governa Corporativa. Esse é nosso maior diferencial: colocar o compliance como parte fundamental da visão estratégica de toda organização.”

Marilza Benevides, advogada e coordenadora do curso de Compliance e Governança do IBGC.

Coordenadora do curso

Marilza Benevides

Advogada e profissional de Compliance e Ética Certificada (CCEP) pela Society of Corporate Compliance & Ethics (SCCE), EUA. Atuou por mais de 20 anos em grandes empresas multinacionais como gestora da área jurídica e de compliance. É coordenadora da Comissão de Ética na Governança do IBGC. Autora de diversos artigos publicados e organizadora e coautora do livro “Governança Corporativa em Foco”. É sócia do F.P Moreno Sociedade de Advogados onde atua como líder da área de Governança Corporativa e Compliance.

Este curso é para mim?

Se é ou pretende ser um profissional da área de compliance e lida rotineiramente com o tema, ou trabalha em áreas correlatas como jurídico, riscos, finanças, auditoria, ou se é agente de governança e atua em conselhos de administração, consultivo, fiscal e comitês de auditoria, o curso é para você. Também é indicado para tomadores de decisões da alta e média gestão que precisam entender como os mecanismos de compliance devem funcionar aliados aos processos decisórios, buscando aprimorar a cultura de ética e integridade em suas organizações.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

O profissional capacitado será conhecedor do ferramental e dos mecanismos necessários para formular, implementar e aprimorar as políticas corporativas e demais pilares de um programa de compliance, avaliar sua adequação e aplicação e se estão servindo ao propósito de fomentar a cultura da ética e a integridade da organização.

Outras perguntas frequentes

- Este curso vai me ajudar a formular programas de compliance?

R: Sim. Ele oferece ferramental e conhecimento necessário para sanar, estruturar, criar e aperfeiçoar programas de compliance.

- Qual o nível de aprofundamento deste curso?

R: Avançado. São 16 horas de conteúdo - não mais 8 horas, como em edições anteriores -, com o intuito de aprofundar ainda mais os temas e as discussões.

- Este curso confere créditos no Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC?

R: Sim, oito (8) créditos.

Próximas turmas e valores

  

Carga horária

16

8
cci

Compliance e Governança: da conformidade legal à integridade corporativa

Categoria: Governança - Público: Executivos, gestores e profissionais da área

Confira nossos conteúdos sobre compliance

Alguma dúvida? Converse conosco!

São Paulo e região: 11 3185 4200

Demais localidades: 4020 1733

cursosibgc@ibgc.org.br