Carga horária

33

17
Créd.

Compliance e Governança: da conformidade legal à integridade corporativa on-line

Categoria: Governança - Público: Executivos, gestores e profissionais da área

Sobre o curso

Compreendido na grade de atividades à distância do IBGC, este curso aborda os processos de compliance apresentando-os como ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, no sentido de fortalecer seus aspectos tangíveis e intangíveis. O programa apresenta as boas práticas de governança como promotoras de processos de compliance, e destaca as responsabilidades e relacionamentos entre os principais órgãos e ferramentas do sistema.

Este curso é para mim?

Se é ou pretende ser um profissional da área de compliance e lida rotineiramente com o tema, ou trabalha em áreas correlatas como jurídico, riscos, finanças, auditoria, ou se é agente de governança e atua em conselhos de administração, consultivo, fiscal e comitês de auditoria, o curso é para você. Também é indicado para tomadores de decisões da alta e média gestão que precisam entender como os mecanismos de compliance devem funcionar aliados aos processos decisórios, buscando aprimorar a cultura de ética e integridade em suas organizações.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

O profissional capacitado será conhecedor do ferramental e dos mecanismos necessários para formular, implementar e aprimorar as políticas corporativas e demais pilares de um programa de compliance, avaliar sua adequação e aplicação e se estão servindo ao propósito de fomentar a cultura da ética e a integridade da organização.

Marilza Benevides

Advogada e Coordenadora do curso de Compliance e Governança do IBGC

“Pretendemos demonstrar o quanto o compliance é uma ferramenta estratégica para a boa Governança Corporativa. Esse é nosso maior diferencial: colocar o compliance como parte fundamental da visão estratégica de toda organização, diz Marilza."

Marilza Benevides é advogada e profissional de Compliance e Ética Certificada (CCEP) pela Society of Corporate Compliance & Ethics (SCCE), EUA. Atuou por mais de 20 anos em grandes empresas multinacionais como gestora da área jurídica e de compliance. É coordenadora da Comissão de Ética na Governança do IBGC. Autora de diversos artigos publicados e organizadora e coautora do livro “Governança Corporativa em Foco”. É sócia do F.P Moreno Sociedade de Advogados onde atua como líder da área de Governança Corporativa e Compliance.

Depoimentos

Confira o que nossos alunos estão dizendo

Danilo Marra

Buscava um curso que me habilitasse para atuar em um programa de compliance, escolhi o IBGC por já ter participado de palestras e outras iniciativas do Instituto. No início do curso já entendi a qualidade dos professores e a profundidade das discussões propostas em cada módulo. No decorrer das aulas, o desenvolvimento das matérias foi bem completo e a interação com os professores trouxe muito aprendizado. No final, fiquei bastante satisfeito, pois percebi o alto nível do curso e a capacitação que nos proporcionou.

Ediana Ustulin

Sebrae-SP

Todas as aulas foram excelentes, bem estruturadas com conteúdo didático, atualizado e de fácil compreensão. Professores gabaritados sempre muito didáticos, claros e objetivos. Recomendo fortemente o curso para os profissionais de Compliance, Ouvidoria, Membros de Comissões de Ética que buscam atualização e metodologias para aplicarem nas suas rotinas de trabalho.

Mara Regina Garcia

Chief Legal and Compliance Office

O IBGC tem se superado a cada dia! Rapidamente se adaptou a nova realidade de ensino digital e disponibilizaram vários cursos On-line com a mesma qualidade dos cursos presenciais. O conteúdo é atual, dinâmico e nos proporciona conhecimento, reflexão e interação com os demais participantes, ainda que numa sala de aula virtual.

Público

Conselheiros de administração e fiscal, membros do comitê de auditoria, auditores externos, advogados, profissionais responsáveis pelos órgãos de controle (auditoria interna, Compliance, riscos e controles internos) e demais profissionais já envolvidos na área.

Objetivos

  • Discutir as atribuições dos órgãos e ferramentas da governança para o desenvolvimento e melhor atuação da função de compliance; 
  • Demonstrar a aplicação da legislação existente;
  • Apresentar aspectos imprescindíveis para o sucesso do sistema de compliance;
  • Abordar os principais temas que cercam um programa de compliance, observada a complexidade da organização e o grau de regulamentação sobre o negócio;
  • Apresentar o compliance como mecanismo de mudança cultural da organização;
  • Discutir dilemas éticos.

Metodologia

Videoaulas e transmissões ao vivo com temáticas específicas.

  • Leituras prévias
  • Exercícios de fixação
  • Fóruns de discussão 

Confira algumas publicações relacionadas...

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Alguma duvida? Converse conosco.


*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.