Carga horária

72

30
Créd.

Conselheiros de Administração

Categoria: Conselheiros - Público: Profissionais de alta gestão e conselheiros atuantes

Sobre o curso

O Curso para Conselheiros de Administração do IBGC possibilita um olhar ampliado e vivência prática sobre a atuação do conselheiro de administração no contexto atual do ambiente de negócios, assim como refletir sobre o conselho do futuro. 

A partir de uma perspectiva prática, a formação capacita profissionais a atuarem como conselheiros e se tornarem ativistas na implantação das boas práticas de governança corporativa. 

Também promove vivências em temas relacionados à decisão e monitoramento pelo conselho, assim como prepara os participantes para a atuação colegiada no órgão e discute os aspectos comportamentais e de relacionamento que influenciam todo o processo de tomada de decisão no conselho.

Este curso é para mim?

Se você é um profissional experiente, que alcançou o topo da carreira executiva, mas ainda considera que tem muito a contribuir com as organizações; ou se você foi convidado ou já faz parte de um conselho de administração e gostaria de se preparar adequadamente para esta grande responsabilidade, tanto do ponto de vista técnico como comportamental, então este curso é para você.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

O Curso para Conselheiros de Administração do IBGC possibilita ao aluno ter um olhar ampliado e vivência prática sobre a atuação do conselheiro de administração no contexto atual do ambiente de negócios, assim como refletir sobre o conselho do futuro. Além de receber o certificado do IBGC, think tank de governança no Brasil, o participante terá a oportunidade de continuar sua jornada de aprendizado e desenvolvimento por meio de cursos complementares, workshops exclusivos, networking e certificação profissional para conselheiros.

Objetivos

O curso visa desenvolver profissionais a atuarem como conselheiros de administração ativos na adoção das boas práticas de Governança Corporativa em suas organizações, assim como prepará-los para serem agentes de transformação para um ambiente de negócios mais saudável e uma sociedade melhor.

Público

Membros de conselhos de administração e consultivo, comitês de assessoramento, acionistas, empresários, investidores, representantes de fundos de pensão e de investimentos, executivos, herdeiros e profissionais interessados em conhecer as vantagens das boas práticas de Governança Corporativa e se qualificar como conselheiros de administração. 

Pré-requisitos

Atuação prévia como conselheiro de administração ou como executivo sênior. Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação da equipe IBGC para garantir que sua escolha seja compatível com sua experiência. Nessa etapa serão avaliados critérios como a experiência, tipo de empresa/setor, diversidade do grupo e data e hora da inscrição. Poderão ser solicitadas mais informações ou uma entrevista on-line.

Formatos do curso

O Curso para Conselheiros de Administração poderá ser realizado em dois formatos distintos e o aluno poderá optar por um deles no ato da inscrição:

Online

Neste formato, o aluno realizará todo o curso de forma remota, com as aulas totalmente online, com duração de 4 horas, via Zoom. Nessa experiência, o participante terá toda a sua interação com professores, alunos e staff do IBGC, acesso a materiais e aulas gravadas por meio da plataforma de aprendizagem Canvas. 

Semipresencial

Ao optar por este formato no ato da inscrição, o participante terá uma grade com aulas online síncronas (4 horas/cada) e presenciais (8 horas/cada). Todas elas serão gravadas e poderão ser acessadas pelos alunos. Importante salientar que as aulas presenciais não serão transmitidas online no modo ao vivo. Assim como os alunos que optarem pela experiência totalmente virtual, o participante do semipresencial terá acesso à plataforma Canvas e todas as suas funcionalidades.

Macro-temas

O curso permite uma imersão em temas de governança corporativa e instiga o participante a solucionar problemas e desafios comuns ao cotidiano dos conselhos de administração por meio de atividades práticas, cujas vivências em aula demandarão habilidades não só técnicas como comportamentais. A interação com os instrutores e os seminários com especialistas e convidados com ampla experiência no mercado completam o programa.

Programa Lifelong Learner IBGC para o Curso de Conselheiros

Com o proposito de aumentar o período de conexão entre os participantes, e intensificar o networking entre as diversas turmas do curso, o programa LL IBGC te oferece diversos benefícios:


backgroundImageAlt1


Depoimentos

Confira o que nossos alunos estão falando

Jorge Luiz Mitidieri

Engenheiro Químico, Diretor Superintendente da OCYAN

“Qualidade inquestionável e com certeza um dos melhores cursos que tive a oportunidade de fazer em toda minha carreira. Fui "picado" pelo bichinho da GC!”

Marcelo Cioffi

Membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercados e Clientes da PwC

Iniciei no curso presencial e em função da pandemia, optei por continuar no formato on-line. Em termos de aprendizado e discussões, acredito que o formato em nada perde para o presencial. Em network, apesar de perdemos o contato "face to face", temos um bônus: a maior diversidade do público participante. Temos participantes de norte a sul do país e isso enriquece muito nossas interações.

Conteúdos que podem lhe interessar

Talvez você também se interesse por esses conteúdos

Qual o papel do conselho de administração na tomada de decisões?

Como estabelecer a remuneração dos conselheiros?

Quais os desafios e oportunidades dos conselhos do futuro?

Conheça também o Programa de Certificação IBGC

Certificação para conselheiros de administração

Saiba qual modalidade se enquadra no seu perfil

Ao final da formação, o aluno poderá optar por prosseguir sua jornada com o Programa de Certificação IBGC para Conselheiros de Administração.  Lançado em 2009, é uma iniciativa que estimula o contínuo aprimoramento das boas práticas de Governança Corporativa no Brasil e permite aferir conhecimentos sólidos num conjunto de temas necessários ao perfil de um conselheiro atuante e de desempenho eficiente.

A certificação oferecida pelo IBGC é uma distinção espontânea e diferenciadora, de reconhecimento nacional.

Saiba mais

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Alguma dúvida? Converse conosco!

Central de Atendimento - Diretoria de Desenvolvimento
Telefone: 11 3185-4252
Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp +55 11 3185 4200.

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos.