Sobre o curso

Este curso tem como proposta aprimorar e instrumentalizar a atuação dos órgãos de governança em momentos de crises, esclarecendo papéis e responsabilidades, bem como o compartilhamento de práticas de mercado alinhadas aos princípios de governança.

Saiba mais sobre a Trilha da Governança.

Principais temas abordados

  • Entendimentos da Crises e o Papel dos Administradores
  • Estruturação e Gestão do Comitê de Crise I (conceitos e práticas)
  • Reações da liderança em momentos de stress
  • Atuação dos Órgãos de Governança Corporativa
  • Mediação de Conflitos e Técnicas de Comportamento em Crise
  • Importância da Gestão de Riscos Corporativos
  • Desafios e impactos na Gestão de Pessoas
  • Comunicação como aliada em momentos difíceis
  • Estruturação e Gestão do Comitê de Crise II (apresentação do exercício prático)
  • Oportunidades para um novo cenário de negócios

Metodologia

  • Transmissão ao vivo das aulas
  • Compartilhamento de experiências
  • Discussões
  • Exercícios práticos

Público

Executivos e conselheiros

Objetivos

  • Orientar os profissionais de como os órgãos de governança podem ajudar a organização de forma ordenada e colaborativa;
  • Oferecer vivências práticas para estimular a reflexão sobre a atuação diligente dos órgãos de governança;
  • Propiciar uma rede de contatos (alunos e professores do curso) para troca de experiências e networking.

Conheça os palestrantes

Antônio Edson dos Santos

Diretor de Treinamentos e Eventos IIA Brasil; mais de 20 anos de experiência nas áreas de Auditoria Interna, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance em grandes multinacionais; Membro do Comitê de Auditoria Estatutário de empresas de vários seguimentos; Conselheiro de Administração e Fiscal certificado pelo IBGC e CCSA pelo IIA Global e Mestre em Controladoria pelo Mackenzie; Enterprise Risk Management for Corporate Leader. Harvard Business School – EUA; Administrador com especialização em estratégia, consultoria organizacional e mestrado profissional em administração na UFGS com módulo na França.

Cecília Andreucci

Conselheira  de  Administração  Certificada  [IBGC],  Cecília  é  doutora  em  ciências  da comunicação [USP], mestre em práticas de consumo [ESPM] e administradora de empresas [PUC-RJ].Atualmente,   atua   como   conselheira   independente   em   empresas   familiares -Grupo SolPanamby e Grupo Brascol –e foi conselheira da Just Fit Participações, parte do portfólio da Stratus Investimentos. Como executiva  sênior,  atuou  em  organizações  nacionais  e  multinacionais,  tais  como Ambev,  Souza  Cruz,  Grupo Pão  de  Açúcar,  Whirlpool  e Livraria  Cultura.  Nessa trajetória, liderou unidades  de  negócios  ou  práticas  de  vendas  e  marketing.  Foi  também  sócia-fundadora   e,   posteriormente,   conselheira   da   Condere   Consultoria,   onde   liderou   o planejamento estratégico de empresas em diferentes segmentos.É  docente  em  programas  de  pós-graduação,  na  Fundação  Dom  Cabral  em  disciplinas também ligadas à estratégia corporativa e mercadologia.

Chris Melchiades

Fundadora CEO da Melchiades&Co. e Sócia do Grupo FellipelliEspecialista  em  Comportamento  Humano,  Inteligência  Emocional  e  Neurociências  pelo Neuroleadership®  Institute-USA.  Com  23  anos  de  experiência,  Christiane  detém  vasta experiência na área de Desenvolvimento Organizacional e Gestão do Capital Humano.Formada em Administração de Empresas, Cursou Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. É conferencista em fóruns e seminários, Conselheira Consultiva, Coach Executiva, certificada em Executive Coaching e Team Coaching pelo Neuroleadership® Institute. Membro Fundadora da ICF -International Coach Federation, Christiane foi eleita por três vezes como Membro do Conselho da ICF Rio de Janeiro.Sua  experiência  como  Consultora  passou  por  grandes  Organizações,  como:  Bradesco, Petrobras,  Transpetro, Paranapanema,  Ford  Credit,  Manuchar, Glaxo,  Volkswagen,  Previ, Michelin, Enel, Tim, Souza Cruz, BR Distribuidora, Shell, Cultura Inglesa, Fundação Getúlio Vargas, Anglo American, BBDTVM, Contax, Sul América, dentre outras.

Gil Giardelli

Gil Giardelli é um estudioso de inovação e Economia Digital, com 22 anos de experiência. Professor global de MBA, escritor, Colunista na BandNewsFM, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, inovação radical, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro. Hoje colabora com os MBAs do Insper, Unicamp, Fundação Dom Cabral, PUC/RS e nos últimos anos lecionou na ESPM, FIA e USP e como professor convidado em Stanford University, Imperial College London e MIT. Membro do WFSF (Federação Mundial de Estudos do Futuro) em Paris - um parceiro consultivo da UNESCO e da ONU - e também da World Future Society em Chicago.

Luiz Carlos Cabrera

Luiz Carlos Cabrera é Presidente da LCABRERA Consultoria Empresarial e foi Sócio Fundador da Panelli Motta Cabrera, empresa pioneira na prestação e serviços de executive search no Brasil. É Ex-Chairman do Brazil National Committee da AESC - Association of Executive Search and Leadership Consultants. Foi Membro do America’s Council de 2006 a 2012 e do Board of Directors da AESC de 2011a 2012. É Conselheiro Consultivo da Aliança de Misericórdia e Ex-Conselheiro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.É o único sul-americano agraciado com o prêmio internacional 2011 Gardner W. Heidrick, oferecido anualmente pela AESC a uma pessoa que tenha dado uma contribuição notável para a atividade de consultoria em executive search. Foi professor da Escola de Engenharia Mauá por mais de dez anos e leciona no MPA (Mestrado Profissional em Administração) e no OnEMBA da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, há mais de trinta anos. É também professor do IBGC e da EMI – Escola de Marketing Industrial. É co-autor de “Transição 2000”, livro da McGrawHill, co-autor de “Se eu fosse você, o que eu faria como gestor de pessoas”, editora Campus-Elsevier, e articulista da Revista Você S.A. Cabrera é Engenheiro Metalurgista com pós-graduação em Administração (CPG) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e extensão em Business Administration na USC - University of Southern California.

Richard Doern

Graduado em engenharia de produção, com pós-graduações em Marketing, Controladoria e GRC (Governança, Riscos e Compliance), acumula mais de 25 anos de experiência liderando processos de transformação empresarial para mais de 75 empresas, de diversos portes e segmentos de mercado, tanto no Brasil como no exterior. É membro de Conselhos de Administração, com destaque especial em empresas familiares, abertas e fechadas. Como Conselheiro Certificado pelo IBGC, tem atuado como Presidente de Conselhos de Administração e como membro e coordenador de comitês de auditoria, estratégia e governança. É especialista em recuperação de empresas (turnaround management), tendo sido um dos precursores no país a atuar como interim CEO durante as fases críticas dos processos de reestruturação.

Thomas Brull

Conselheiro certificado pelo IBGC e coordenador da comissão de conselhos de administração, é conselheiro de administração e membro em comitês de auditoria e finanças. É professor de finanças e governança corporativa. Ocupou cargos executivos de gestão administrativa e financeira e Relações com Investidores em empresas nacionais e multinacionais. É graduado pela EAESP/FGV, possui mestrado em controladoria pela FEA/USP e MBA pela Indiana University, USA. Cursou o Advanced Management Program do ISE/IESE (São Paulo e Barcelona) e, participou da “Leicester Conference” e é certificado em "Dynamics @ the Board Level", foco na psicodinamica de grupos (Tavistock Insttute of Human Relations, Londres). Em 2004, foi eleito “O Equilibrista – Executivo Financeiro do Ano” pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF – SP). É co- autor do livro “Laboratório de Finanças”.

Vicky Bloch

Possui  45  anos  de  diversificada  experiência  ocupando  várias  posições  gerenciais  e  de diretoria na área de Recursos Humanos nos segmentos financeiro, de serviços e industrial. Fundou e gerenciou por 18 anos a DBM do Brasil acumulando a gestão da América Latina por 10 anos. Hoje é sócia da Vicky Bloch Associados, empresa focada em Coaching para C Level e em consultoria para empresas familiares. Atua   diretamente   na   orientação,  no  desenho   de   novos   projetos   profissionais,   no desenvolvimento de competências com CEO’s em momentoscríticos em suas organizações ou suas carreiras. Apoia as famílias empreendedoras em processos de transição, sucessão e educação de next generation.

Lecionou no MBA de Recursos Humanos da FIA -Fundação Instituto de Administração (de 1997 a 2013) bem comona FGV-SP no Programa de Educação Continuada de Recursos Humanos (de 1984 a 2012). Leciona hoje no programa de Consultoria de Carreira da FIA, no IBGC no tema de Sucessão em empresas familiares e no Programa CEO FGV -Módulo Liderança  e  Alto  Desempenho.  Foi  monitora  do  curso  de  Family  Business  de  Harvard  a convite do Prof. John Davis por dois anos.É formada em Psicologia pela PUC de São Paulo em 1975. Fez o “The Columbia Coaching Certification” (External Coach Intensive) na Columbia University.É membro do Conselho de Administração do IBGC.É membro do Comitê de Pessoas do A C Camargo Câncer Center.É coordenadora do Comitê de Pessoas do IBGC.É coautora do livro “Coaching Executivo –Uma questão de Atitude” –Elsevier Editora, Rio de Janeiro, RJ, 2012.É colunista do jornal Valor e da Revista Você RH.Tem  uma  coluna  diária  na  BAND  NEWS  FM  sobre  Carreira  e  é  considerada  uma  das Influencers no Linkedin.

Saiba o que nossos alunos estão falando

César Döhler

Diretor Financeiro da Döhler Têxtil

O curso de Governança Corporativa em tempos de crise, é uma bela jornada de aprendizado, num momento tão complicado que o Brasil e o mundo estão passando. A governança é uma bússola para atravessar esta crise. Navegar pelo entendimento das crises, comitê de crise, mediação de conflitos, gestão de pessoas e de risco, agrega muito valor ao nosso desafio de fazer gestão. Eu recomendo. 

Gabriel Rico

Conselheiro Certificado IBGC / Mentor

O IBGC foi muito feliz em promover o 1º Curso de Gestão Corporativa em Tempos de Crise. Reuniu um seleto grupo de professores que além de sólida formação e experiência, somam atuação relevante   junto aos Comitês de Crise, neste período.
Os ajustes e as adaptações dos princípios e da prática da Governança Corporativa ao momento atual tem sido enfaticamente discutidos durante as exposições feitas por profissionais que estão no comando dos Comitês de Crise.  São CEO’s, Presidentes de Conselho ou Coordenadores de Comitês de Crise que descrevem com detalhes o que estão vivenciando.


Sérgio Fleck

Presidente do Conselho do Grupo Ouro e Prata e Coordenador do Capítulo do Rio Grande do Sul do IBGC

Estou gostando muito de participar do Curso Governança Corporativa em Tempos de Crise. Além da adequada composição de temas/conteúdos, muito alinhados com o atual contexto, os palestrantes, professores e convidados são muito competentes. A metodologia e o formato virtual funcionam bem. Enfim, está sendo uma ótima oportunidade de aprendizado. Assim, como de conhecer pessoas e diferentes pontos de vista.

Carga horária

30

15
Créd.

Governança em Tempos de Crise: Uma abordagem prática

Categoria: Governança - Público: Profissionais de alta gestão e Conselho de Administração

Publicações relacionadas ao curso

Alguma dúvida?

Converse conosco

São Paulo e região: 11 3185 4200

Demais localidades: 4020 1733