Após a aprovação do projeto e plano de trabalho pelo conselho de administração do IBGC, no final de 2021, foram mapeados e convidados aproximadamente 20 especialistas voluntários para participar da revisão. A lista de convidados foi elaborada e amplamente debatida na gestão do instituto, com a premissa de formar um Grupo Revisor diverso e representativo da comunidade de governança, reunindo pessoas com diferentes perfis e experiências de atuação enquanto agentes de governança. Em paralelo à formação do Grupo Revisor (GR) e os quatros subgrupos (a partir do GR), a gestão do IBGC liderou a execução das três etapas iniciais a seguir:
- Etapa de Design Thinking para compreender as perspectivas da experiência dos usuários com o Código;
- Benchmarking com 15 códigos de governança internacionais para analisar como o código do IBGC está posicionado em tendências, conteúdo e formato;
- Consultas iniciais às Comissões Temáticas, Capítulos Regionais e Instrutores do IBGC;
Com base nesses subsídios, o GR estabeleceu as seguintes premissas e objetivos para o processo de revisão:
- Tornar o código inclusivo e fonte de inspiração a uma variedade maior de tipos de organização;
- Avançar no processo iniciado com a 5ª edição e torná-lo mais focado nos princípios de governança e menos prescritivo;
- Eliminar detalhes excessivos e específicos, que são abordados em outros conteúdos;
- Dar maior ênfase aos temas identificados a partir do Benchmarking de Códigos Internacionais: partes interessadas, ESG e diversidade;
A partir das premissas, o Grupo Revisor já conduziu mais de 60 encontros virtuais para análise e elaboração do presente texto, que representa o resultado de intensas reflexões e já passou por uma etapa de audiência restrita ao longo do mês de setembro, onde mais de 20 especialistas convidados enviaram contribuições e participaram de 12 horas de encontros virtuais para análise do conteúdo.