Conselheiro

Sobre a trilha

O conselheiro contribui de forma responsável com o desenvolvimento e longevidade das empresas. A função de conselheiro de administração exige atualização constante, visão sobre os diversos aspectos de negócio, habilidade para ouvir, sintetizar e se posicionar.

A nova trilha de formação e desenvolvimento de conselheiros do IBGC se divide em dois eixos - Formação de Conselheiros e Conselheiro Experiente - que permitirão, além da formação de profissionais habilitados para exercer o papel de conselheiro em sua plenitude, a promoção um ambiente de aprendizado contínuo e networking para conselheiros experientes.

A quem se destina

Membros de conselhos de administração e consultivo, executivos seniores que interajam diretamente com o conselho de administração ou tenham interesse em atuar como conselheiros.

Conselheiros de Administração

Curso On-line
Capacitar profissionais a atuarem como conselheiros e serem ativos na implantação das práticas de governança. 

Aprimoramento em Governança

Curso On-line
Curso voltado para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista.

Módulos de Competência

O futuro conselheiro pode realizar, a qualquer momento, módulos de competência para aprimorar seu conhecimento em temas de responsabilidade do conselho, seja para conhecimento ou atualização.

Módulos oferecidos pelo IBGC

  • Gestão de Riscos
  • Compliance
  • Código de conduta
  • Monitoramento de Desempenho
  • Inovação
  • Comitê de Auditoria

Avançado para Conselheiros

Esse é um curso voltado aos profissionais que já possuem vivência no tema.

Inovação para Conselheiros

A atualização acerca dessas tecnologias e sua compreensão devem estar constantemente no radar desses profissionais.

Liderando pares: o desafio para presidentes de conselhos

Questões ligadas à liderança, tomada de decisão e aspectos de atitude estão entre os principais fatores da eficiência e eficácia dos conselhos de administração. Abordagens sobre relacionamento de grupos e gestão de conflitos prometem avanços no desempenho do colegiado e precisam ser trabalhados pelos presidentes de conselhos.

Saiba mais

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.