Certificação para membro de comitê de auditoria

A certificação para membros de comitês de auditoria oferecida pelo IBGC foi lançada em 2020, para atender demandas e necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, com objetivo de mostrar ao mercado os profissionais que não apenas buscam reconhecimento para atuação em comitês de auditoria, mas que valorizam a importância de se manterem atualizados e capazes de contribuir relevantemente com os temas de governança nas organizações em que atuam.

Público-alvo

  • Conselheiros de Administração e diretores;
  • Conselheiros fiscais;
  • Sócios e diretores de firma de auditoria;
  • Executivos com atuação ligada a responsabilidades do comitê de auditoria (riscos, compliance, finanças, controles internos, e outros);
  • Membros de comitê de auditoria e outros comitês de assessoramento ao conselho;
  • Especialistas em auditoria, controladoria – área financeira/contábil.

Escolha o segmento que melhor se adequa ao seu perfil

O programa é segmentado conforme o exercício na função, tempo de experiência e requisitos de formação. Duas modalidades de certificação foram especialmente formatadas para facilitar o reconhecimento e alavancar perspectivas profissionais.

Veja a que melhor se adequa ao seu perfil:

Certificação para Membro de Comitê de Auditoria (CCoAud IBGC)

Confira os pré-requisitos e forma de seleção

Destinada a profissionais que atuam ou atuaram em posições executivas em áreas relacionadas às principais atribuições dos comitês de auditoria e estão plenamente aptos a assumir posições em tal órgão, ou que estão iniciando sua atuação em comitês. A certificação se dará por avaliação de experiência profissional e pela realização de exame de proficiência. Para se tornar um CCoAud IBGC é necessário cumprir alguns requisitos:

1. Comprovar experiência profissional de pelo menos cinco anos  como sócio ou diretor de firma de auditoria, ou conselheiro fiscal, ou administrador (diretor estatutário ou conselheiro de administração) de organizações; ou comprovar dois anos como membro de comitê de auditoria.

2. Realização do curso de formação para membros de comitê de auditoria ministrado pelo IBGC (Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles) ou equivalente.

3. Ter concluído ensino superior em cursos reconhecimentos pelo MEC.

4. Ser aprovado no exame de certificação após avaliação e aprovação do processo. 


Seleção CCoAud = Avaliação do processo + exame

Certificação para Membro de Comitê de Auditoria Experiente (CCoAud+ IBGC)

Confira os pré-requisitos e a forma de seleção

Destinado a profissionais que exercem ou já exerceram mandatos como membros de comitês de auditoria e demonstram capacidade de contribuir efetivamente com o órgão. A certificação se dará por avaliação de experiência profissional em processo de entrevista. Para se tornar um CCoAud+ IBGC é necessário cumprir alguns requisitos:

1. Comprovar experiência de pelo menos quatro anos (ou ciclos/exercícios completos) como membro de comitê de auditoria de empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões. O tempo de experiência exigido deverá ter ocorrido nos últimos 10 (dez) anos.

2. Ter concluído ensino superior em cursos reconhecimentos pelo MEC.

3. Ser aprovado em entrevista após avaliação e aprovação do processo.

4. Comprometer-se a concluir, em prazo não superior a 1 (um) ano após a obtenção da certificação, o curso de alinhamento de 8 (oito) horas ministrado pelo IBGC.


Seleção CCoAud+ = Avaliação do processo + entrevista 

Acesse o Edital da modalidade e confira todos os detalhes

Ainda está em dúvida quanto aos pré-requisitos? Clique aqui e acesse as informações completas.

Quer fazer parte da nossa comunidade?

Saiba como obter sua certificação

  • Descubra qual modalidade melhor se enquadra no seu perfil;
  • Acesse Meu IBGC e clique em ‘Quero me certificar’;
  • Preencha todas as informações solicitadas e apresente a documentação necessária;
  • Após o envio de todo o processo é necessário um período de avaliação.
  • Os candidatos serão contatos por e-mail pela equipe de Certificação para informações da avaliação e dos próximos passos de acordo com a modalidade escolhida.

Publicações relacionadas ao tema

Fale com a nossa Equipe

Saiba mais detalhes ou entre em contato com a nossa equipe através do e-mail [email protected] ou telefone 11 3185 4200.