Nossa história

O instituto foi fundado em 27 de novembro de 1995 por um grupo de 36 pioneiros. Idealizado pelo administrador de empresas Bengt Hallqvist e pelo professor e consultor João Bosco Lodi, o Instituto Brasileiro de Conselhos de Administração (IBCA) nasceu com a ideia de fortalecer a atuação dos conselhos de administração – órgão de orientação, supervisão e controle nas empresas.  Com o passar do tempo, as preocupações da governança corporativa se ampliaram para questões de propriedade, diretoria, conselho fiscal e auditoria independente, dentre outros. Para refletir essa evolução, em 1999 a nomenclatura mudou para Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Também em 1999, o IBGC lançou a primeira edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Atualmente em sua 5ª edição, o código consolidou-se como um documento de referência: apresenta recomendações das melhores práticas de governança com o objetivo de contribuir para a evolução da governança corporativa das empresas e demais organizações.

Em 2016, foi lançado o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. Focado nas sociedades anônimas de capital aberto e desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) Interagentes sob a liderança do IBGC, o documento foi incorporado à regulação e tornou-se o primeiro código de governança aplicável a todas as companhias listadas na bolsa de valores. O código tornou-se também o primeiro documento do mercado de capitais brasileiro a seguir o modelo “pratique ou explique”, considerado o vetor do desenvolvimento da governança corporativa em diversos países.

Ao longo de sua história, o IBGC consolidou-se como um think tank: um centro independente de pesquisa e disseminação de conhecimento sobre governança corporativa, referência no Brasil e em outros países, em especial na América Latina.

O IBGC e a trajetória da governança corporativa no Brasil

Em entrevista gravada em dezembro de 2010, Bengt Hallqvist, idealizador do IBGC,  contou sobre o início das atividades do instituto.

Ex-presidentes

O IBGC é uma organização sem fins lucrativos e, desde a sua fundação, o conselho de administração é ocupado por profissionais pro bono. Já passaram pela presidência do conselho:

Bengt H. Hallqvist – novembro de 1995 até abril de 2001

Paulo D. Villares – abril de 2001 até março de 2004

José Guimarães Monforte – abril de 2004 até março de 2008

Mauro Rodrigues da Cunha – março de 2008 até março de 2010

Gilberto Mifano – março de 2010 até março de 2012

Sandra Guerra – março de 2012 até março de 2016

Emilio Carazzai – março de 2016 até março de 2018

Ricardo Egydio Setubal - março de 2018 até março de 2019

À esquerda, Bengt Hallqvist, idealizador do IBGC:

backgroundImageAlt1

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Saiba mais sobre a história da governança corporativa e seus princípios.

Saiba mais >