Sobre a trilha

A adoção das boas práticas da governança corporativa traz inúmeros benefícios às corporações independentemente do seu tamanho ou estrutura de capital. É cada vez maior o número de empresas que buscam modelos de governança mais profissionalizados.

A trilha de governança e seus cursos ajudam a entender o complexo e importante sistema de governança, o papel do executivo e do conselho, as métricas da governança, seus benefícios e desafios.

A quem se destina

Profissionais de alta gestão e RI; profissionais da área jurídica; profissionais de riscos, compliance, finanças e auditoria; conselho fiscal e comitês de auditoria; formação de secretários de governança.

Cursos

Melhores Práticas de Governança Corporativa

Este curso traz os conceitos de Governança Corporativa e baseia-se na 5ª Edição do Código das Melhores Práticas do IBGC, cujo objetivo central é indicar caminhos e recomendar práticas para os mais variados tipos de sociedades. Atende os agentes interessados em conhecer as boas práticas de governança ou aprimorar o sistema de suas organizações, por meio da definição de papéis, administração de conflitos de interesses, eficiência de controles, transparência e responsabilidade corporativa, entre outros aspectos.

Saiba mais

Desenvolvimento em Governança Corporativa para Executivos

Neste curso, o IBGC apresenta de forma prática como os princípios da governança, embasados em uma conduta ética, podem aprimorar a cultura da organização para um melhor aproveitamento dos benefícios promovidos pela governança corporativa. O papel de cada agente da governança – sócios, conselho de administração, órgãos de controle e gestão – o relacionamento entre eles, as ferramentas e instrumentos para a eficaz implantação das boas práticas e para a evolução dos processos já implementados.

Saiba mais

Compliance e Governança

Da conformidade legal à integridade corporativa

Com a promulgação da Lei Anticorrupção em 2014, o ambiente de controle e monitoramento das organizações ganhou maior atenção no cenário nacional. Estar em conformidade com as exigências regulatórias, normas e políticas internas implica diretamente na longevidade da instituição. Os processos de compliance são ferramentas fundamentais para a criação de um ambiente corporativo confiável, fortalecendo seus aspectos tangíveis e intangíveis.

Saiba mais

Gestão de Riscos

Aproveitar as oportunidades do mercado requer capacidade dos gestores e profissionais que atuam nos órgãos da governança, como conselho de administração e fiscal, para analisar os riscos e identificar prioridades para o seu acompanhamento, análise e mitigação. O conhecimento das metodologias de gestão de riscos dá mais segurança no cumprimento dos objetivos corporativos, aprimorando a atuação da gestão e auxiliando os administradores na execução de suas responsabilidades. 

Saiba mais

Monitoramento de Desempenho

Monitorar de maneira eficaz as atividades de uma organização requer medição mais precisa de seu desempenho na execução das estratégias estabelecidas e na obtenção dos resultados planejados. Essa é uma atividade inerente ao dever de diligência da alta administração. O programa deste curso tem como objetivo fomentar o debate acerca das ferramentas de monitoramento do desempenho das organizações, além de auxiliar e promover interações entre os participantes, propiciando maior contato com o tema.

Saiba mais

Conselho Fiscal na Prática

O Conselho Fiscal se configura como parte integrante do sistema de governança corporativa, responsável, principalmente, por fiscalizar os atos dos administradores e verificar os cumprimentos dos seus deveres legais e estatutários, agregando valor aos sócios por trazer um controle independente da participação no controle da companhia.

Saiba mais

Governança Corporativa em Saúde

As mudanças do ambiente regulatório, a necessidade de permanentes investimentos para a atualização tecnológica, fusões e aquisições e a busca da eficiência e da maior geração de valor para as empresas, pressionam especialmente as organizações da área da saúde.

Saiba mais

EaD - Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista

Como proteger a empresa dos riscos de corrupção e de outros ilícitos correlatos que tanto têm ameaçado o ambiente corporativo e a sociedade como um todo? 

Saiba mais

Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles

O comitê de auditoria é um dos principais órgãos de assessoramento ao conselho de administração e o leque de suas responsabilidades vem sendo ampliado: ele e outros órgãos de fiscalização e controles proporcionam às organizações maior confiabilidade sobre suas demonstrações financeiras, acompanham as auditorias, aprimoram os controles internos e o processo de gerenciamento de riscos, além de somarem à promoção de uma cultura ética e transparente.

Saiba mais