Sobre a trilha

A adoção das boas práticas da governança corporativa traz inúmeros benefícios às corporações independentemente do seu tamanho ou estrutura de capital. É cada vez maior o número de empresas que buscam modelos de governança mais profissionalizados.

A trilha de governança e seus cursos ajudam a entender o complexo e importante sistema de governança, o papel do executivo e do conselho, as métricas da governança, seus benefícios e desafios.

A quem se destina

Profissionais de alta gestão e RI; profissionais da área jurídica; profissionais de riscos, compliance, finanças e auditoria; conselho fiscal e comitês de auditoria; formação de secretários de governança.

Melhores Práticas de Governança

Este curso traz os conceitos de Governança Corporativa e baseia-se na 6ª Edição do Código das Melhores Práticas do IBGC.

Desenvolvimento em Governança

Neste curso, o IBGC apresenta de forma prática como os princípios da governança podem aprimorar a cultura da organização.

Compliance e Governança

O programa apresenta as boas práticas de governança como promotoras de processos de compliance.

Gestão de Riscos Corporativos

Aborda temas como riscos operacionais visando a identificação de oportunidades alinhadas aos princípios de governança.

EaD - Aprimoramento em Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais de Estatais e Sociedades de Economia Mista

Como proteger a empresa dos riscos de corrupção e de outros ilícitos correlatos que tanto têm ameaçado o ambiente corporativo e a sociedade como um todo? 

Saiba mais

Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles

Este curso objetiva aprimorar e instrumentalizar a atuação do membro do Comitê de Auditoria, discutindo o papel e responsabilidades do órgão e simulando situações práticas enfrentadas pelos profissionais que o compõem.

Saiba mais

Apresentações para o Conselho de Administração

Em reuniões e negociações corporativas, o domínio da oratória é primordial e pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso em uma apresentação.

Saiba mais

Governança Corporativa para Startups

As startups estão criando novos produtos e serviços inovadores enquanto buscam um crescimento rápido e com poucos recursos. O aumento significativo do número destas organizações traz também dificuldades em seu crescimento, e por isso, os princípios básicos de governança corporativa devem ser observados desde o surgimento, mesmo que em fase embrionária.

Saiba mais

Secretaria de Governança

A função do profissional responsável por essa área engloba todo o sistema de governança corporativa. 

Governança em Tempos de Crise

Este curso tem como proposta aprimorar e instrumentalizar a atuação dos órgãos de governança em momentos de crises.

Governança em Tempos de Mudança

Este curso tem como proposta apresentar as principais transformações e tendências que o mundo corporativo vem passando.

ESG: Como Repensar e Inovar os Negócios

Com a pandemia, a pauta ESG exige das organizações a revisão de seus papéis, responsabilidades e contribuições.

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.