Sobre a trilha

Para que as famílias empresárias possam fazer da empresa, e também da família, ambientes mais harmônicos e que sejam capazes de perpetuar o patrimônio e o negócio de forma saudável e próspera o IBGC criou uma trilha específica para a empresa familiar. 

A trilha de empresa familiar abrange aspectos da governança relacionados à empresa, ao patrimônio, à família e à sucessão. A jornada começa com a introdução da Governança Corporativa em Empresas Familiares, trazendo os principais fundamentos de governança. O caminho segue para Governança Familiar e passa para A jornada da Sucessão: Gestão, Família e Patrimônio, sendo este o mais específico.

Cada curso, pode ser contratado de forma isolada, porém, idealmente, será recomendado sempre que o curso de Governança em Empresa Familiar seja realizado previamente.

A quem se destina

Família empresária, sucessores, acionistas e futuros acionistas e executivos de empresas familiares, cujo objetivo é manter a sustentabilidade e competitividade da organização no presente e com um olhar no futuro.

Com nossos cursos desta trilha o aluno irá:

  • Navegar por desafios específicos e questões críticas às empresas familiares;
  • Investigar as principais questões que as empresas familiares enfrentam: crescimento, governança, sucessão e cultura;
  • Comparar as melhores práticas para ampliar sua compreensão de empresas familiares de sucesso. 

Publicações relacionadas

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.