Sobre o evento

O IBGC Dialoga Energia é um grupo de discussões e trocas sobre assuntos pertinentes ao contexto de conselheiros de empresas e agentes de governança do setor de Energia.

Instrutor


Todos os encontros serão conduzidos por Eduardo Bernini.

Mestre em Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (2015), Eduardo tem MBA em Governança Corporativa pela FIPECAFI (2013), e é economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1980). É Conselheiro de Administração Certificado por Experiência pelo IBGC (2009). 
Sócio-diretor e fundador da Tempo Giusto Consultoria Empresarial, é membro independente do Conselho de Administração da S.A. Usina Coruripe Açúcar e Álcool, no qual coordena o Comitê de Auditoria e Riscos Financeiros e Comerciais, do Conselho de Administração da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente (pró-bônus) e Vice-Presidente do Conselho Diretor do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. 
Professor convidado de Governança Corporativa, Governança de Políticas Públicas e de Regulação Econômica no MBA FGV-IDE, no IBGC e no MBA Executivo em Energia do IPT, foi Diretor-Presidente da Eletropaulo, VBC Energia, EDP Brasil, Enertrade, AES Eletropaulo, AES Tietê, AES Sul e AES Uruguaiana, além de conselheiro de administração da InPar, da Usina Moema, da Dobrevê Energia, da AEGEA Saneamento e de diversas empresas do setor energético (CESP, CPFL, Eletropaulo, Comgás, Bandeirante Energia, CERJ, Enersul, Escelsa). 
Foi Secretário adjunto de Energia no MME (1994) e na Secretaria de Energia de São Paulo (1995/1996). Premiado pelo jornal Valor Econômico como “Executivo de Valor” do Setor de Energia Elétrica em 2004 e 2005, foi colunista das revistas Smart-Energy e Brasil Energia.

Formato

  • Serão realizados 4 encontros ao longo do semestre (agosto a novembro) com a duração de duas horas. 
  • Os encontros são virtuais e realizados pela plataforma Zoom. O link será enviado por e-mail pela equipe responsável próximo às datas dos encontros.
  • O conteúdo será baseado em uma trilha de conhecimento proposta pelo instrutor de cada Dialoga e validada pelo grupo no primeiro encontro. Contará com materiais de leitura prévia possibilitando que o participante possa interagir da melhor maneira com seus pares durante os encontros.
  • Ao final do semestre, os participantes que tiveram pelo menos 75% de presença (3 dos 4 encontros) receberão uma declaração de participação.

Datas dos encontros

  • Datas: 23 de agosto, 6 de setembro, 4 de outubro e 1 de novembro
  • Horário: 16h às 18h
  • Local: on-line, via plataforma Zoom

*Este evento confere 01 crédito para o programa de educação continuada.


Orientações gerais

  • É essencial que o inscrito tenha experiência no setor escolhido - ser ou ter sido nos últimos 10 anos agente de Governança no setor de inscrição.
  • Associado IBGC pode participar de até dois espaços colaborativos simultaneamente, sejam duas Comissões, uma Comissão e um Dialoga ou dois Dialogas. Aqueles que já são membros de duas Comissões não poderão participar do Dialoga.

Importante

  • O período de inscrições é de 30 de junho a 28 de julho.
  • Durante a inscrição, coloque no espaço "Mini Currículo" as organizações que atua/atuou, bem como posição e datas.
  • É importante reforçar que – em função do grande número de inscritos - a avaliação do perfil será feita somente pelos mini-currículos. sem acesso a links ou outras plataformas.
  • Participantes das edições do semestre anterior não podem se candidatar para o Dialoga do mesmo setor que acabaram de participar.
  • A inscrição não garante a participação no IBGC Dialoga. Todas as inscrições estão sujeitas a análise e serão analisadas até o dia 05/08/2022. Os inscritos receberão retorno por e-mail.
  • Solicitamos a atenção e compreensão de todos os interessados aos pré-requisitos e orientações apresentadas.

Perguntas frequentes

A iniciativa consiste na formação de grupos de debates sobre setores específicos. Cada grupo contará com cerca de 20 a 30 associados. As inscrições poderão ser feitas duas vezes ao ano. O grupo temático contará com 5 encontros a cada semestre (uma reunião por mês com duas horas de duração cada). Cada grupo será conduzido por um líder temático voluntário e um moderador profissional.
Para começar, os grupos têm periodicidade definida de 4 meses de trabalho, nas comissões o mandato é de cinco anos. Isso promove uma agilidade para que o debate qualificado seja muito assertivo e o networking proativo, sem a exigência de tanta disponibilidade de tempo para produção de conteúdo como no caso dos membros de Comissões.

Os espaços colaborativos contam com duas frentes: Comissões Temáticas e o IBGC Dialoga. O associado do instituto pode participar de dois espaços simultaneamente, que podem ser duas Comissões, uma Comissão e um Dialoga ou dois Dialogas.
Os Dialogas têm duração de 4 meses. Após o término de uma Edição, o associado poderá se inscrever para a próxima, desde que seja para um tema diferente do concluído no semestre anterior.
Os encontros serão realizados virtualmente, normalmente pela plataforma Zoom, com a possibilidade de participação de associados de qualquer estado do Brasil e, também, de outros países.

O relacionamento entre integrantes será organizado entre os mesmos, caso desejem. O instituto estará comprometido em promover o primeiro ponto de contato entre os pares e, dali em diante, o IBGC não terá um papel formal com os demais desdobramentos.
Sim. Os participantes com 75% de presença nos encontros ou mais receberão um certificado de participação no IBGC Dialoga. Não haverá lista de espera. É importante que o participante esteja presente em todas as reuniões. Atente-se a sua agenda antes de se inscrever.

Mais informações

IBGC Dialoga

O IBGC Dialoga, é uma atividade dentro dos nossos espaços colaborativos, exclusivo para associados IBGC. A iniciativa estimula a troca e diálogo entre pares, engajando os associados por meio de debates qualificados e inspiradores sobre os temas de governança corporativa em diferentes setores.

IBGC on-line

Acompanhe os eventos, receba notícias e aproveite o conteúdo que produzimos. Nosso propósito é promover boas práticas de governança corporativa que melhorem as organizações e, por consequência, a sociedade. Confira: