O que é?

É um centro/hub de referência para as famílias empresárias brasileiras, com conteúdo de relevância produzido pelo IBGC e por parceiros, para engajar essas famílias em discussões de seu interesse. Além disso, o centro visa promover uma rede de relacionamentos para que seus membros compartilhem experiências e aprendizados obtidos ao longo de suas jornadas. 

Eventos

Realizamos fóruns, imersões, entre outros encontros, que colocam as relações da família empresária e os seus negócios no centro do debate.

Clique aqui e confira a agenda de eventos. 

Cursos

O IBGC oferece cursos e workshops exclusivos dedicados às empresas de controle familiar. Veja alguns deles que podem apoiar a família empresária em seus negócios no dia a dia: 

Governança Corporativa em Empresas Familiares

O curso abordará temas de grande interesse para as empresas familiares, de capital aberto ou fechado, que buscam se desenvolver em meio aos desafios da transição de gerações, sucessão da gestão e do patrimônio, geração de valor, funcionamento do acordo de sócios bem como a relação de interdependência entre propriedade, família e negócio.

Saiba mais

Formação em Governança para Acionistas de Empresas Familiares

O curso abrange aspectos que vão desde a preocupação com o desenvolvimento pessoal e as responsabilidades junto ao negócios, ao patrimônio familiar e aos aspectos jurídicos, até a ênfase na adoção das práticas de governança corporativa e familiar, considerando a particularidade, cultura e valores de cada família e organização.

Saiba mais

Avalie a governança da sua empresa familiar

Você sabia que o IBGC oferece uma autoavaliação gratuita para empresas de capital fechado? A Métrica de Governança para Empresas Fechadas tem o objetivo de ajudar as empresas de capital fechado a avaliarem a sua governança corporativa e familiar e estimula uma constante reflexão sobre o estágio de maturidade em governança dessas empresas.

Outros espaços para experiências sobre o tema

Espaços Colaborativos

Os espaços colaborativos são grupos formados por associados que voluntariamente contribuem com as discussões no IBGC. Esses grupos, que incluem as Comissões Temáticas e o IBGC Dialoga, também contemplam temas relacionados às famílias empresárias. 

Conheça os espaços colaborativos

Imersões Práticas

Em 2024, o IBGC deu início a imersões exclusivas para membros de famílias empresárias. Em 4 de março de 2023, os participantes conheceram e conversaram com a Família Baumgart sobre as práticas de governança corporativa e familiar adotadas pelo grupo. Também conheceram as instalações do complexo de negócios da família, a Cidade Center Norte, em São Paulo.

Para saber mais

Os principais conteúdos do IBGC sobre empresas de controle familiar e famílias empresárias reunidos em um só lugar. Confira essa curadoria exclusiva por temas:  

Governança Corporativa e Familiar

Sucessão e longevidade

Relacionamento entre sócios/membros da família

Sustentabilidade

Aspectos culturais e identidade da família empresária

Aspectos de negócio

Gerenciar preferências de consentimento

Para saber mais, leia o nosso Aviso de Cookies IBGC
;